DA REDAÇÃO
Os eleitores de Rondonópolis ainda não desperam para importância do recadastramento biométrico eleitoral no município. Iníciado há pouco mais de dois meses, até o memento, somente 10% do eleitorado atendeu à convocação da Justiça Eleitoral.
A baixa procura tem deixado ociosa 50% da estrutura montada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso naquele município, provocando uma demanda reprimida de mais de 12 mil atendimentos até esta sexta-feira, 7 de junho, o que vai resultar em filas e desconforto para o eleitor no futuro.
A preocupação da desembargadora Maria Helena Póvoas, vice-presidente e corregedora do TRE-M é a de que, se persistir a baixa procura nas próximas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral poderá não dispor de estrutura física e de pessoal para atender a demanda nos últimos dias do cadastramento biométrico.
A Justiça Eleitoral montou uma estrutura para atender até 619 eleitores por dia em Rondonópolis. Trata-se da meta diária de atendimento que até hoje não foi alcançada, pois diariamente uma média de 320 eleitores comparecem para o recadastramento.
“A Justiça Eleitoral está fazendo com eficiência a parte que lhe cabe, disponibilizando à sociedade de Rondonópolis espaço apropriado e atendentes qualificados. O objetivo é garantir um atendimento rápido, com conforto e comodidade para o eleitor. Mas isso só será possível com a participação efetiva da população, pois temos uma média de atendimento estipulada e que precisa ser alcançada”, destacou o Geral do TRE, Mauro Diogo.
Nova estratégia e mais estrutura
A partir da visita ao município da desembargadora Mairia Helena Póvoas, vice-presidente e corregedora do TRE-MT, foram estabelecidas novas estratégias de abordagem e estímula ao recadastramento biométrico em Rondonópolis. As medidas, no entanto, ainda não começaram a surtir o efeito nas proporções esperadas.
Hoje, o TRE conta no município com dois postos fixos de atendimento, no Fórum Eleitoral, situado na Rua Fernando Corrêa da Costa, n. 253, Centro; e na 46ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Filinto Muller, Vila Operária.
Nos próximos dias mais dois postos serão instalados.
A partir do dia 12 de junho haverá uma equipe permanente de atendimento na Secretaria de Habitação do Município e quando da abertura do concurso público de Rondonópolis, uma equipe da Justiça Eleitoral atenderá na Sede da Prefeitura, durante o período das inscrições.
Além dos postos fixos, desde maio deste ano, teve início o atendimento itinerante, com a instalação temporária de ponto de atendimento em instituições da iniciativa pública e privada. É a Justiça Eleitoral indo até o eleitor em seu ambiente de trabalho, na zona rural e aldeias indígenas.
A iniciativa já beneficiou 183 funcionários da Transportadora Transoeste e 124 servidores do Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual e do Trabalho e das Justiças Federal e do Trabalho.
Até 14 de junho, o atendimento itinerante estará no Frigorífico AGRA. Ainda este mês, de 17 a 21, na Câmara Municipal e de 24 a 28, no Fórum da Comarca de Rondonópolis.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.