LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
O Ministério Público Federal pediu o arquivamento de inquérito, que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal), contra o deputado federal Valtenir Pereira, por suposta compra de votos. O pedido de arquivamento foi feito nesta quarta-feira, 2 de outubro.
Ele foi acusado, por meio de denúncia feita a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, de que teria prometido a entrega de poços artesianos a comunidade de Barranqueira, em Cáceres (232 km de Cuiabá), durante as eleições de 2010, em troca de votos.
Segundo consta nos autos, o denunciante disse que somente informou o caso, em decorrência do descumprimento da promessa.
A denúncia chegou ao STF no dia 28 de dezembro de 2012 e o inquérito contra o deputado foi instaurado em janeiro de 2013. Desde então, diligências foram realizadas pela Polícia Federal, inclusive com oitivas de testemunhas. Nos autos consta que todas as testemunhas afirmaram que o deputado não fez a promessa em troca de votos.
A tendência agora é que a relatora do inquérito, ministra Rosa Weber, determine o arquivamento do feito.
De acordo com o advogado de Valtenir, Lucien Pavoni, o inquérito será arquivado “pela relatora porque no depoimento as testemunhas foram conclusivas ao isentar o deputado de qualquer prática de crime eleitoral. Não há nenhuma possibilidade de ocorrer a abertura de um processo”.
Acusações
Este é o único inquérito instaurado no STF contra o deputado. Contudo, ainda paira sobre ele a acusação de que estaria envolvido em um suposto esquema com uma empresa acusada de desviar recursos públicos no Estado da Paraíba.
A investigação sobre esse caso, ainda está na esfera da Polícia Federal.
"Essa investigação será arquivada também. Não há nada contra o deputado", disse Lucien Pavoni.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.