DA REDAÇÃO
Forças de Segurança no Estado vão empregar um efetivo de 4,3 mil homens no dia eleição, no próximo domingo.
A informação foi repassada na manhã desta quarta-feira (3), quando o Tribunal Regional Eleitoral apresentou o plano de segurança para o pleito.
Segundo o TRE, o esquema contará com homens do Exército, polícias Federal, Militar e Civil, e Corpo de Bombeiros. A apresentação do plano foi coordenada pelo juiz Lídio Modesto da Silva Filho, que coordenada o Gabinete de Gestão Integrada das Eleições (GGI).
“A Justiça Eleitoral está ciente do acirramento entre os eleitores, sendo que a inteligência das polícias está acompanhando atentamente a situação”, afirmou o magistrado.
“Teremos um grande efetivo nas ruas para garantir a tranquilidade no dia de eleição, e pedimos a toda sociedade que exerça o seu direito ao voto de forma serene, silenciosa, respeitando todas as opiniões. O Estado está atento a segurança”.
Em apoio à Polícia Federal (PF) e Exército, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) empregará 2.299 servidores da Polícia Militar, 1.257 da Polícia Civil, 360 do Corpo de Bombeiros Militar e 80 da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Além disso, será mantido o efetivo habitual das forças de segurança em todo o Estado, inclusive com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Nós fizemos o planejamento bem delineado para agir primeiro preventivamente, visando dar total tranquilidade ao cidadão e que ele possa exercer seu direito ao voto. Estaremos mobilizados em todo o estado e, se for necessário, vamos agir de forma repressiva. Nós temos um setor de inteligência muito bem desenvolvido aqui em Mato Grosso que atuará, juntamente com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), com base em um diagnóstico preciso e análise de risco”, ressalta o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia.
O secretário afirmou ainda que será instalado o Gabinete de Crise, a partir desta sexta-feira (05), no Centro Integrado de Comando e Controle da Sesp-MT, para monitorar e agilizar o tempo de resposta às ocorrências. Os setores de inteligência de todos os órgãos de segurança estaduais e federais também estão integrados na operação das Eleições 2018.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.