DA REDAÇÃO
A eleição da nova diretoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso será realizada em sessão plenária de forma híbrida nesta quinta-feira (10 de outubro), a partir das 13h30, no Plenário Wandir Clait Duarte (Plenário 1). Após a sessão, haverá coletiva de imprensa com os desembargadores eleitos e com a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva.
Estão concorrendo para o cargo de presidente os desembargadores José Zuquim Nogueira e Gilberto Giraldelli. A desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho é candidata única para o cargo de vice-presidente.
Para a Corregedoria-Geral da Justiça, estão concorrendo os desembargadores Rui Ramos Ribeiro, Mário Roberto Kono de Oliveira e José Luiz Leite Lindote.
Além da eleição da nova diretoria, o TJMT formará lista tríplice para escolha de desembargador oriunda do Ministério Público. Após a formação da lista, os três nomes serão encaminhados para análise do governador Mauro Mendes Ferreira (União), que será quem definirá o nome do novo integrante do Judiciário.
Acompanhe a sessão ao vivo:
16h37 - José Zuquim Nogueira é eleito presidente do Tribunal de Justiça. Ele recebeu 19 votos, contra 17 de Gilberto Giraldelli. Nilza Maria Possas de Carvalho foi eleita vice-presidente. Candidata única, recebeu 35 votos. Para corregedor-geral, o desembargador José Luiz Leite Lindote recebeu 19 votos e Mário Kono 16.
16h13 - Após muita discussão, os desembargadores, por maioria de votos, acolheram a impugnação. Com isso, Rui Ramos Ribeiro não disputará a eleição para corregedor-geral de Justiça.
15h40 - Desembargadores seguem debatendo se Rui Ramos pode concorrer a corregedor-geral de Justiça. A tese de que ele pode concorrer deve ser vencedora, mas alguns desembargadores alertam que a impugnação pode ocorrer no Conselho Nacional de Justiça. "Será que vamos passar essa vergonha de novo", questionou o desembargador Pedro Sakamoto, destacando que a Lei Orgânica da Magistratura e o próprio Regimento Interno do Tribunal de Justiça proíbem que o magistrado que já ocupou a presidência do TJMT não podem concorrer a outro cargo, como pretende Rui Ramos.
14h57 - Após leitura dos candidatos, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, leu os nomes dos candidatos e analisa pedido de impugnação do desembargador Rui Ramos Ribeiro como candidato a corregedor-geral de Justiça. O pedido foi formulado pelo desembargador Mário Kono de Almeida. Clarice Claudino foi favorável a impugnação, seguindo a Loman (Lei Orgânica da Magistratura). Porém, Orlando Perri está fazendo um voto favorável à candidatura de Ramos Ribeiro à corregedor do TJMT.
14h30 - Desembargadora Clarice Claudino da Silva dá início ao processo de votação para diretoria do Tribunal de Justiça. Ela explica as regras e os desemabrgadores que participam. A presidência será disputada por José Zuquim Nogueira e Gilberto Giraldelli.
14h24 - Wesley Lacercada, com 35 votos, Eunice Helena de Barros, com 27 votos, e Ana Luíza Peterline, com 22 votos, formam a listra tríplice por vaga no Tribunal de Justiça. Os nomes serão encaminhados ao desembargador Mauro Mendes (União) para fazer a escolha do novo membro do Judiciário. Sasenazy Soares Rocha Dautenbach obteve 10 votos, Valnice Silva dos Santos recebeu 7 votos e Lindinalva Correia Rodrigues apenas 4 votos.
14h20 - Já está praticamente definido que a lista será formada por Wesley Sanchez Lacerda, Ana Luíza Peterline e Eunice Helena de Barros. Eunice e Ana Luíza ainda disputam quem estará em 2º lugar na lista, já que Wesley Lacerda recebeu votos de todos os desembargadores até o momento.
14h14 - Wesley Lacerda com votos de todos desembargadores. Ana Luíza e Eunice Helena ganham "folga" para integrarem lista tríplice.
14h08 - Wesley Lacerda segue liderando e recebeu votos dos 11 desembargadores que votaram até agora, com Eunice Helena em segundo. Sasenazy Soares se aproxima de Ana Peterline pela 3ª vaga.
14h03 - Wesley Sanchez Lacerda, Eunice Helena de Barros e Ana Luíza Peterline vêm despontando como favoritos para formar a lista tríplice. Lindinalva Rodrigues recebeu um voto, enquanto Sasenazy Soares Rocha Dautenbach, Valnice Silva dos Santos estão "zerados".
14h00 - A sessão começa com a formação da lista tríplice para escolha de novo desembargador oriundo do Ministério Público Estadual. Formam a lista sêxtupla que foi encaminhada pelo Ministério Público Estadual Ana Luiza Peterlini de Souza, Eunice Helena Rodrigues de Barros, Lindinalva Correira Rodrigues, Sasenazy Soares Rocha Dautenbach, Valnice Silva dos Santos e Wesley Sanchez Lacerda.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.