LETICIA PEREIRA
Da Redação
Servidores concursados da Saúde de Cuiabá relatam que têm sido obrigados a trabalhar em ambiente sem ar-condicionado, mesmo no calor de 40ºC, já há 15 dias, e submetidos a outras condições insalubres no call center do Complexo de Regulação do SUS, na Avenida Prainha, bairro Centro Sul da capital.
Uma fonte, que teve a identidade preservada pelo MidiaJur, revelou o descaso com a equipe de 11 profissionais recém empossados e com a estrutura da sala. Segundo ela, até mesmo a água para consumo não é disponibilizada todos os dias.
Registros do ambiente mostram que um dos espaços na parede destinados aos ares-condicionados está ocupado apenas pela carcaça de um aparelho antigo. Outros dois aparelhos instalados, conforme o relato, não funcionam. Apenas um ventilador de chão foi providenciado para a sala que mede, aproximadamente, 2,5 metros por 5 metros.
Leia mais:
Assembleia aprova projeto que cria o atestado médico digital em Mato Grosso
De acordo com as informações repassadas, não é possível sequer abrir as janelas do recinto nos momentos de calor intenso, porque ambas estão com defeito.
Nas fotografias, também é possível ver os aparelhos eletrônicos ligados de forma improvisada, com a fiação à mostra, e os móveis descascando.
A pessoa informante disse que os problemas já foram repassados aos superiores, mas que os responsáveis pelo complexo não se mobilizaram para fornecer melhores condições ao grupo. Os 11 servidores ainda estão em estágio probatório e temem que a denúncia cause retaliação por parte da chefia.
Também não é todos os dias que o Wi-Fi funciona, forçando os trabalhadores, que ganham menos de R$ 2 mil por mês, a utilizarem seus próprios celulares e pacotes de Internet para entrar em contato com os pacientes de Cuiabá e região.
A coordenadora técnica de Regulação de Cuiabá, Ândrea Linhares, se posicionou sobre a denúncia e disse que um dos aparelhos de ar condicionado teve uma peça danificada na terça-feira (3) e que a substituição já foi solicitada à Secretaria de Saúde.
Linhares alegou que acontece de faltar água para consumo às vezes, mas que o problema é sempre resolvido no mesmo dia e que as demais reclamações não foram informadas à chefia.
Veja fotos:
Reprodução/Fonte sigilosa
Reprodução/Fonte sigilosa
Reprodução/Fonte sigilosa
Reprodução/Fonte sigilosa
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Paulo 12/09/2024
Paulo, você leu que a notícia é do MUNICÍPIO e não Estado? Tem uma diferença
Paulo 08/09/2024
Há, eu já trabalhei 5 anos em ambiente com ar velho de janela funcionando somente vento quente e barulhento. Estou vivo até hoje e não morri por isso. Mas o Governo alega que o nosso Estado é melhor Estado em aparelhamento kkkkkkk e como as forças de segurança e a melhor kkkkkk nada ver tá tudo obsoleto.
2 comentários