Da Redação
Um preso, identificado como V. M. d. A, está isolado em um raio da Penitenciária Central do Estado, no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, por suspeita de Varíola dos Macacos, conhecida mundialmente como monkeypox.
Em nota, a SESP informaou ao Midiajur que nenhum outro preso apresenta sintomas e que o reeducando apresentou melhoras em suas lesões. A Secretaria aguarda os resultados dos exames que foram realizados.
Os principais sintomas da doença são erupções na pele e alteração da temperatura corporal acima de 37,5º celsius. A pessoa também pode ter dor no corpo, na cabeça e na garganta. O período febril tem duração de cerca de 5 dias. Conforme a febre reduz, as lesões na pele começam a aparecer.
Leia mais:
Mulher rouba conveniência com arma de brinquedo e vai presa
O período de transmissão ocorre desde o início dos sintomas até a cicatrização das crostas, que é o estágio final das lesões cutâneas. Durante o período de incubação ou após a cicatrização das crostas não há mais transmissão.
Leia a nota completa:
A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Secretaria-adjunta de Administração Penitenciária, informa que o caso suspeito em questão aguarda resultado de exames laboratoriais. O reeducando passou por avaliação e assistência médico-hospitalar em unidade de referência do SUS, onde fez coleta de material para análise clínica.
Ele está sendo acompanhado por equipes de saúde da unidade prisional e dos órgãos públicos de Vigilância Epidemiológica.
O estado geral de saúde dele é bom e apresenta melhora gradual na lesão apresentada, mesmo assim ele permanecerá isolado até o resultado dos exames . Nenhum outro reeducando da unidade apresenta suspeita da doença.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.