DA REDAÇÃO
Se engasgar é algo comum, mas a situação pode se tornar grave caso a pessoa não consiga rapidamente desobstruir a via respiratória, dando passagem ao ar que vai para os pulmões. Ele passa a ser uma emergência médica quando um objeto ou alimento bloqueia a laringe, impede a respiração, o que provoca a asfixia e se não for socorrida a tempo, resulta na morte da vítima.
Embora pareça simples de resolver, o engasgo é responsável por cerca de três mil mortes anuais no Brasil, tornando-se um problema de saúde pública. Atingindo indivíduos de todas as faixas etárias, mais especialmente bebês e idosos.
Em caso de engasgamento, a primeira ação deve ser chamar o serviço de emergência, o socorro rápido e eficiente é fundamental para evitar complicações. Enquanto o atendimento especializado não chega, a realização de manobra de desimpedimento das vias aéreas pode ajudar a evitar uma tragédia.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é indicada pelo coordenador de urgência e emergência da Help Vida Cuiabá, Felipe Simioni, como alternativa para salvar a vida daqueles que se engasgarem.
“É necessário ter conhecimento para executar corretamente a manobra e conseguir liberar a passagem de ar, sem prejudicar ainda mais a vítima”, alerta o médico socorrista.
Simioni explica que inicialmente é preciso se posicionar atrás da vítima, passar o braço ao redor do seu abdômen, em seguida colocar uma mão fechada na região conhecida popularmente como “boca do estômago” e a outra mão aberta deve ficar em cima da mão fechada. Na sequência efetuar movimentos de compressão para dentro e para cima, de modo a forçar a saída do alimento ou objeto liberando assim a via respiratória.
Se a vítima for uma criança, o ideal é se ajoelhar para realizar esses primeiros socorros.
Bebês - Especificamente em crianças com poucos meses de vida, a manobra é feita de forma mais delicada. Deve-se colocar o bebê de bruços em cima do braço e realizar cinco compressões na região entre as escápulas. Feito isso, coloque o bebê com a barriga para cima, ainda no braço e realize cinco compressões na região do osso esterno utilizando dois dedos.
Após as compressões, abra a boca do bebê e verifique se o objeto causador do engasgo pode ser visualizado. Se sim, retire-o cuidadosamente da boca. Caso não veja o objeto na boca do bebê, repita a manobra.
Lembrando que as vítimas inconscientes necessitam de atendimento médico especializado de urgência.
Sinais de engasgo
A pessoa engasgada apresenta alguns sinais que indicam a obstrução, como: tosse intensa, dificuldade para falar, respiração ruidosa, chiado, inquietação, levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada, palidez e coloração arroxeada em alguns casos.
Dicas para evitar engasgos
Apesar de ser uma situação potencialmente perigosa, algumas medidas simples adotadas podem evitar engasgos, são elas: evitar conversar durante as refeições, alimentar-se devagar, cortar os alimentos em pedaços pequenos e mastigar bem.
Em relação às crianças evite deixar objetos pequenos que possam ser engolidos em locais de fácil acesso, corte bem os alimentos oferecidos aos “pequenos”, ensine a mastigar bem os alimentos e evite que a criança brinque durante as refeições.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.