Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 07:52 - A | A

16 de Janeiro de 2025, 07h:52 - A | A

GERAL / CONTRA IMPETUM

Operação mira facção e cliente por metralharem escritório de advogado em MT

Cliente acionou facção para "dar susto" em jurista como forma de reaver carro dado para pagamento de honorários

DA REDAÇÃO



A Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde deflagrou a Operação Contra Impetum para cumprir nove mandados judiciais, nesta quinta-feira (16.1), contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos no ataque à casa e escritório de um advogado e a uma empresa da cidade.

Estão em cumprimento seis ordens de prisão e três de buscas e apreensões empregando um efetivo de policiais civis da região, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.

A operação é uma contrarresposta da Polícia Civil aos ataques ordenados por membros da facção criminosa contra três locais em Lucas do Rio Verde. Os mandados foram deferidos pelo juízo da 5a Vara Criminal de Sinop, de combate ao crime organizado.

O primeiro ataque ocorreu no dia 1° de novembro contra a sede de uma empresa agrícola. O segundo foi registrado na noite de dois de novembro, contra o escritório do advogado. No dia seguinte, a residência do profissional foi também alvo de disparos de arma de fogo.

Leia mais:

Escritórios de advogados sofrem ataques em MT; OAB exige providências

Homem contrata programa duplo, se nega a pagar e apanha de mulher trans; vídeo

Investigação

Com o início das diligências investigativas, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apurou que na data anterior aos ataques ao escritório e casa do advogado, a sede de uma empresa agrícola na cidade também foi alvo de disparos de arma de fogo.

As investigações apontaram que os ataques foram ordenados por dois integrantes de uma facção, identificados no inquérito policial, e executados por cinco outros criminosos ligados ao grupo. Um dos líderes da facção chegou a enviar mensagens ao advogado dizendo que o profissional teria que ‘devolver’ um veículo, recebido como pagamento de honorários. O empresário também recebeu ameaças por mensagens.

As diligências identificaram os autores dos ataques, sendo um deles preso no decorrer da investigação. Conforme a apuração, os executores afirmaram que o ataque ao escritório era ‘pra dar um susto no advogado’, pois o profissional estaria, supostamente, dando golpe em clientes. A Polícia Civil também identificou a outra dupla que fez os disparos que atingiram a casa do advogado.

Em relação ao ataque à empresa agrícola, a investigação apurou que os disparos foram ordenados por duas pessoas contra quem o empresário havia ajuizado uma ação sobre a disputa de um imóvel em Lucas do Rio Verde. Após a vítima entrar com a ação, passou a receber ameaças.

Reaver veículo e desistência de ação

De acordo com a apuração, o advogado atuou na defesa de duas pessoas presas em flagrante em outra ocorrência. Como pagamento pelos honorários, ele havia recebido um veículo.

Contudo, o cliente tentou reaver o veículo, mesmo sem pagar os honorários combinados. Em uma das oportunidades, o cliente teria saído do escritório do advogado afirmando que resolveria a situação de uma forma ou de outra.

As informações reunidas na investigação indicaram que o cliente defendido pelo advogado fez contato com os criminosos que lideram a facção em Lucas do Rio Verde e pediu que empregassem alguma ação para fazer o advogado devolver o veículo usando, para tal fim, qualquer meio violento.

Além disso, o mesmo investigado também pediu aos criminosos que empregassem uso de violência contra o empresário para forçá-lo a desistir da ação judicial em andamento. Diante dos pedidos criminosos, os líderes da facção recrutaram os cinco suspeitos identificados na investigação para fazer os disparos contra os três locais.

 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.

Álbum de fotos


Comente esta notícia

Mulher leva soco, mordida no peito e quase é morta à facada por marido
#GERAL
CRUEL
Mulher leva soco, mordida no peito e quase é morta à facada por marido
Psicólogo depõe sobre agressão sofrida em boate; agressor também será ouvido
#GERAL
HOMOFOBIA
Psicólogo depõe sobre agressão sofrida em boate; agressor também será ouvido
Carro capota em frente a shopping; vídeo mostra retirada de mulher
#GERAL
MIGUEL SUTIL
Carro capota em frente a shopping; vídeo mostra retirada de mulher
Travessa que dá acesso à rodoviária ao Centro segue interditada
#GERAL
REPAROS NA VIA
Travessa que dá acesso à rodoviária ao Centro segue interditada
Chuvas fazem Defesa Civil monitorar nível do Rio Cuiabá
#GERAL
CHEIA
Chuvas fazem Defesa Civil monitorar nível do Rio Cuiabá
Motorista desvia de anta na pista e capota caminhonete em MT; vídeo
#GERAL
VEÍCULO DESTRUÍDO
Motorista desvia de anta na pista e capota caminhonete em MT; vídeo
Confira Também Nesta Seção: