Mato Grosso tem 8.925 pessoas com covid em monitoramento, um aumento de 35% na comparação com a semana passada, quando a 6.568 mil pacientes estavam em monitoramento. Os dado são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
O nível de contágio é preocupante e faz acender alerta sobre a necessidade de retomada das medidas de biossegurança, conforme analisa o médico imunologista, Joel Marcos Pereira, que atende no Hospital São Mateus, em Cuiabá.
Leia mais:
Apresentador nega que programa com influencers de MT seja reality e fala em fake news
O especialista analisa que diante de um cenário no qual a cobertura vacinal ainda segue inconsistente, e com o surgimento de novas variantes, algumas medidas de biossegurança jamais deveriam ter sido abandonadas, como
o uso de máscaras e que as reuniões e eventos devem ser mantidos com controle sanitário mínimo.
“As máscaras não deveriam ter sido abandonadas em ambientes fechados ou ambientes abertos com grandes aglomerações”, pondera.
Joel explica que com a temperatura de inverno mais baixa há tendência de aumento de infecções respiratórias virais e a covid-19 faz parte desta conjuntura.
“Alguns casos irão complicar e aumentar o risco de saturação das UTIs. É uma possibilidade”, alerta.
O médico diz acreditar que a covid não será erradicada, e que vai coexistir com outros vírus que neste período do ano são mais incidentes como as influenzas, parainfluenzas e outros.
Em relação aos casos de internação, o imunologista afirma que os casos complicados em UTI estão sendo mais comuns nas pessoas sem cobertura vacinal completa ou que possuem comorbidade que possa ser complicada com uma infecção viral.
“Sem dúvidas há exceções. Há aqueles que tomaram todas as doses e mesmo assim estão com quadro grave. No entanto, este grupo é estatisticamente menor do que os não-vacinados ou aqueles sem as doses de reforço completas. A conscientização da população será o divisor de águas. E com os novos estudos chegarão vacinas contra novas cepas e com aumento da cobertura para as variantes que surgirão”, pontua o especialista.
De acordo com a SES, 387 pessoas estão internadas, 7,5% a mais que na última semana, quando 360 pessoas estavam nesta condição. Ao todo, 14.979 pessoas já morreram em Mato Grosso vítima do vírus.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Hugo Henrique De Moura Reiners 27/06/2022
Estado e Prefeitura são culpados sem falar do governo federal, o povo infelizmente acredita em tudo e os políticos não dão exemplo são os que mais estão sendo os que não usam máscara, e nós o povo também temos culpa mais porém o Governo é o vilão é obrigação cuidar do povo ...
1 comentários