THIAGO STOFEL
DA REDAÇÃO
Leonardo dos Santos Pires, apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho em Mato Grosso, que estava preso no raio 8 da Penitenciária Central do Estado (PCE), foi transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. O presídio é o mesmo em que o traficante Luiz Fernando da Costa, o "Fernandinho Beira-Mar", cumpre sua pena.
De acordo com informações, Leonardo soma mais de 100 anos de condenação por conta de diversos crimes cometidos como homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa. A influência de Leonardo na facção é tão grande, que mesmo de dentro da cadeia, ele ainda ordena a execução de rivais.
Um dos casos em que ele esteve envolvido de maior conhecimento público, foi do assassinado de Marina Azevedo Campos e da tentativa de homicídio contra seu namorado Gilson Santos Amorim, em 2022. Três criminosos invadiram a casa das vítimas e atiraram diversas vezes contra eles.
Leia mais:
Advogado em MT é alvo de operação por desvio de dinheiro em Goiás
Marina que estava grávida morreu ainda no local, enquanto Gilson conseguiu trocar tiros com os criminosos e fugiu, conseguindo sobreviver. Leonardo foi preso meses depois por ser o mandante do crime.
A transferência foi coordenada por policiais penais e federais.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.