ALLAN PEREIRA
Da Redação
Um novo foco de incêndio começou na região do Pantanal mato-grossense e ameaça avançar sobre o Memorial Cândido Rondon, a área urbana de Distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger, além de se aproximar das baías de Chacororé e Siá Mariana.
Para o Midiajur, a moradora de Mimoso, a empresária Marcleide Silva, contou que o incêndio começou na sexta-feira (10), aos fundos do terreno do Memorial Cândido Rondon.
A empresária relata que a situação é critica, já que o fogo está dentro da região de casas do distrito, expondo a população a fumaça da queimada.
Leia mais:
Incêndios no Pantanal serão frequentes nos próximos anos, aponta especialista
Marina Silva responde Governo e alinha ação integrada para combater incêndios
O vento também tem levado o fogo mais para o lado oeste, onde estão as baías de Chacororé e Siá Mariana, que ficam próximas de Barão de Melgaço. Vídeo feito por visitantes mostra que a fumaça do incêndio em Mimoso pode ser vista da baia de Siá Mariana, que também tem um outro foco de queimada. Veja a gravação no final da matéria.
"Falei com o Corpo de Bombeiros, que acabou de chegar lá. Só que eles estão em poucos. Eles levaram um caminhão. O soldado que me atendeu, disse que, com o equipamento eles têm lá, não vão conseguir. Eles vão precisar de mais apoio", relatou.
A empresária aponta que a comunidade se organiza para combater o incêndio, mas conclama por ajuda das autoridades.
O Midiajur entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para mais informações, mas não tivemos retorno até a publicação desta reportagem.
Não tem previsão de chuva, que pode controlar as queimadas no bioma, para a região nesta semana, segundo previsões meteorológicas. Os próximos dias continuarão a ser de altas temperaturas. A expectativa é que chova mais para o final de novembro.
De acordo com Instituto Centro de Vida (ICV), três grandes focos de incêndio destroem o Pantanal neste momento, localizados no Parque Estadual Encontro das Águas, entre Barão de Melgaço e Poconé, além do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Estância Dorochê na região de Cáceres.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.