MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O diretor da Penitenciária Central do Estado (PCE), Arnold de Souza Pacheco, foi exonerado do cargo, depois de ter sido afastado do cargo em meio a denúncias de suspostas negociações para fuga de presos da unidade. A comunicação da exoneração, à qual o Midiajur teve acesso, foi assinada na quarta-feira (14) em comunicação interna na Secretaria de Estado de Segurança Pública e vale a partir de 22 de fevereiro.
"A deliberação pela exoneração do Sr. Pacheco baseia-se numa avaliação detalhada e criteriosa de sua atuação enquanto gestor da Penitenciária Central do Estado. Durante este processo, identificaram-se desafios administrativos e operacionais que impactaram de forma negativa a condução das atividades essenciais a instituição. A despeito das oportunidades de realinhamento e capacitação oferecidas, as questões identificadas persistiram, culminando em uma decisão que visa resguardar o interesse público e a integridade da gestão penitenciária", diz trecho do comunicado interno.
Pacheco foi afastado em novembro, depois que uma reportagem da TV Cidade Verde denunciou o suposto caso para que detentos deixassem a PCE. Na época, a matéria dizia que havia inclusive uma lista de espera para as supostas fugas.
Leia mais:
Diretor da PCE é afastado por suspeita de negociar fugas de presos
O comunicado ressalta que "a nomeação e a exoneração de servidores em cargos de comissão são atos discricionários da administração, os quais devem ser pautados pelo interesse público". E ainda que a pasta a exoneração do ex-diretor "reflete uma decisão alinhada a estes princípios, orientada pela necessidade de promover ajustes que fortalecam a seguranca e a administração penitenciária".
"Expressamos nossa gratidão pelos serviços prestados pelo Sr. Pacheco durante o período em que liderou a Penitenciária Central do Estado, reconhecendo seu compromisso e dedicação. No entanto, diante das necessidades atuais e futuras, faz-se necessário proceder com sua exoneração, visando a implementação de estratégias renovadas que contribuam para o desenvolvimento e a eficácia institucional", pondera o comunicado.
A exoneração foi feita ainda fora do "prazo habitual" porque, segundo o documento, o ex-diretor está em licença, prevista para acabar em 21 de fevereiro. "Esta circunstância excepcional exigiu a postergação da ação administrativa até o retorno do servidor, garantindo assim o devido processo legal e a observância de seus direitos", explica o texto.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Roberto Pereira Alves 17/02/2024
Nada é novidade tudo que se fala é de conhecimento de todos uns fazem de conta que está tudo sob controle porque será né ... Vamos aguardar a próxima bomba creio que já deve está a caminho pois a #saapnaopara
Luciene Silva 17/02/2024
Pronto já caiu no esquecimento SESP nem se pronunciou deixou o Rei Edson reinar absoluto na Saap e é vida que segue perseguição que continua esquemas na cara dura e limpa sem medo de nada e casas faraônicas motos gigantes carros elétricos chácaras no manso aptos em áreas nobres ao lados shoppings fugas inexplicáveis etc....é assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem vontade não vou dizer que foi ruim PRA ELE também não foi tão bom assim PRA NÓS apenas não te queremos mais .... Mais enquanto não sala de justiça A SAAP NAO PARA E CADA DIA MAIS FORTE E VIVA A SAAP VIVA VIVA VIVA ...
Henrique Alves 16/02/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Diego 16/02/2024
Já passou da hora de ser feito uma operação para investigar os casos de corrupção no sistema penitenciário de mato grosso. Muitas unidades envolvendo esquema de corrupção em diárias e lei seca.
Cássio Silva 16/02/2024
Isso não dará em nada o Edson é protegido de desembargador ninguém tira ele ,esse diretor e peixe pequeno vai se sujeitar a pagar sozinho pra limpar a cara do manda chuva da Saap . Obs: manda chuva é o Edson não o Jean .
Fulano 16/02/2024
Engraçado, sempre cai diretor, mas porque nunca cai nenhum servidor dessa PCE do corredor? Uma gigantesca quantidade de servidor desta unidade fazem coisas erradas também, mas só cai diretor, só denunciam diretor, e os carcereiros do corretor, cheios da grana, carrão, várias casas, chácaras, viagens 3 vezes ano ano, todo final de semana em bares caros , camarotes, escolas caras, planos de saúde , o salário não bate pra tanto luxo.
Policiais penais 16/02/2024
Pelo amor de Jesus Cristo governador ou secretário de segurança pública de um basta nesta adjunta de administração penitenciária socorro esse Edson vai acabar com a nossa vida ,trocando ele o Jean fica mais tranquilo ele é um cara legal gente boa só é mal assessorado não sabe escolher os superintendentes e esse Edson principalmente só Deus mesmo por nós SOCORRRRRRO
José Augusto 16/02/2024
Se realmente ele foi exonerado é porque foi considerado culpado e se realmente for culpado não fez isso sozinho aí fica a pergunta vai levar a culpa sozinho ou vai ao menos ter a ombridade de entregar quem participou de tudo isso com ele ,e o Edson que ele mesmo falou no vídeo da denuncia nada aconteceu com ele pois até onde sabemos ele e INTOCÁVEL devido a sua parceria de sangue com o secretário adjunto de administração penitenciária que brava pra todo mundo ser protegido de alguns magistrados e com eles ninguém mexe é mais fácil cair o secretário de segurança pública do que o governador trocar ele isso é o que todos os servidores da pasta ouvem nas unidades será verdade isso governador? Está falando parece até ser desafiadora para o senhor acorda governador sua eleição ao senado logo chega não deixe macular sua gestão tome providências urgentemente.
Paulo Lopes 15/02/2024
Esse Pacheco virou bode expiatório,na denuncia tinha um cara que manda na Saap e pelo visto foi abafado mais uma vez além de ser metido a pegador até a esposa aparecer e caçar ele dentro da secretaria armada e achou um túnel pra fugir rsrsrsrs ,esse caso foi abafado .
Juliana Queiroz 15/02/2024
Mas e o tal Edson que foi citado na denuncia continua? Ele diz claramente na denuncia dos rolos do tal Edson e pelo que se fala nos corredores da unidade ele que manda em tudo o adjunto não manda nem nele .mas eai não vão apurar a denuncia referente ao senhor Edson só o Pacheco que vai pagar o pato e marcar ou melhor sujar sua história por causa desse Edson .
10 comentários