G1
Um casal ficou ferido após um raio cair e destruir a casa onde moram no Bairro Altos da Glória, em Cuiabá, na noite dessa terça-feira (28). A sala e a cozinha do imóvel ficaram completamente descobertos e a maioria dos móveis e aparelhos eletrônicos do local foram perdidos.
Margareth Delgado da Silva contou ao site G1 que o incidente ocorreu por volta das 19h. Segundo ela, não chovia no momento, mas estava relampejando há algum tempo.
“Foi de repente. Quando o raio caiu eu só ouvi um estouro e mais nada. Depois, só percebi as coisas caindo sobre nós”, relatou.
A moradora afirmou que estava na cozinha do imóvel e sofreu uma pancada na cabeça devido aos escombros. Já o marido dela estava mexendo no celular no quarto do casal e sofreu um choque e queimaduras leves.
Leia mais:
Governo de Mato Grosso abre inscrições para programa de aceleração de negócios criativos
Os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Eles permanecem em observação, mas devem receber alta ainda nesta quarta-feira (29).
Parte da fiação da casa, o forro e alguns móveis pegaram fogo, mas o princípio de incêndio foi controlado pelos próprios moradores e pela chuva, que se intensificou, em seguida.
O casal tem quatro filhos, de 9, 17, 18 e 26 anos, mas três deles não estavam na casa no momento em que o raio caiu e um estava em outro cômodo não atingido.
“Ainda não sabemos o valor do prejuízo, mas perdemos todos os móveis da cozinha e do quarto e aparelhos eletrônicos. Moramos de aluguel e agora não temos como alugar outra casa de repente. Vamos tentar cobri-la com uma lona hoje até conseguir arrumar o telhado”, explicou.
O casal trabalha com jardinagem e agora pede ajuda para conseguir recuperar os móveis perdidos.
Cuidados durante queda de raios
Dentro de casa:
Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.
Fora de casa:
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.