GIOVANNA BAIOCCO
DA REDAÇÃO
O Campeonato de Futebol dos Feirantes, realizado há 17 anos no Mercado do Porto, chega à final nesta segunda-feira (2). A disputa pelo terceiro lugar marcada para as 16h e a grande final, que será disputada entre o Tigrão E.C e Guerreiros de Cristo, tem início previsto para às 17h.
O campeonato, que começou com uma proposta inovadora de promover a integração entre trabalhadores do mercado através de sorteios, tem sido um pilar de amizade e união. O torneio é disputado no "Campo do Bode", quue fica nos fundos do mercado.
Regis Souza, idealizador do torneio, explicou que o evento surgiu como uma solução para a confusão e brigas frequentes entre açougueiros, peixeiros e outros trabalhadores do mercado. “Começamos com 100 atletas e uma ideia simples: fazer sorteios para misturar os times e criar vínculos de amizade. A proposta deu certo e, hoje, o campeonato inclui feirantes de vários setores e bairros”, comentou.
No início, o campeonato oferecia prêmios modestos, mas com o apoio de emendas parlamentares, a premiação cresceu para R$ 15 mil, distribuídos entre os primeiros colocados, o artilheiro e o melhor goleiro. No entanto, este ano, o torneio enfrentou um desafio imprevisto: um dos jogadores quebrou a perna gravemente durante uma partida.
Diante da situação, a organização decidiu usar parte do valor da premiação, R$ 12.500, para custear a cirurgia do jogador, ao invés de oferecer prêmios tradicionais. “Foi uma decisão difícil, mas achamos que era o certo a fazer. O campeonato continua, e a final será realizada conforme o planejado”, afirmou Regis.
A final do campeonato contará com a disputa do terceiro lugar às 16h e a grande final às 17h. Os times participantes incluem Fortaleza, Cuiabano, Dourado, Tigrão, Tricolor, Raça Pura, Colônia, Galo da Serra, Guerreiro de Cristo e Azulão. Tradicionalmente, os times permanecem os mesmos, com mudanças apenas nos jogadores a cada ano.
O Campeonato dos Feirantes, além de ser um evento esportivo significativo, representa a força da comunidade e a capacidade de superar adversidades, mantendo o espírito de união e camaradagem. Após os jogos, haverá uma programação festiva, com shows regionais.
VEJA VÍDEO:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.