Redação
Mato Grosso
Nome Completo: Katiuscia Manteli
Nome político, número, partido: Katiuscia - (PSB)
Coligação: Juntos por Cuiabá: (União Brasil, Republicanos, PP, PSB, Podemos, Solidariedade, PMB, Fed, PSDB/Cidadania)
Idade: 42 anos
Estado Civil, filhos: Casada com o professor Thiago, mãe do Luiz e do Heitor
Formação e atuação profissional: Jornalista e gestora pública
“Quero ser vereadora para continuar e ampliar meu trabalho no social. Meus 20 anos de experiência na gestão pública me capacitam a colocar o nome hoje como candidata à vereadora por Cuiabá”, Katiuscia.
Candidata a vereadora por Cuiabá pelo PSB, Katiuscia Manteli se apresenta na disputa eleitoral deste ano pela primeira vez com o objetivo de ampliar sua atuação em prol da sociedade, focada principalmente em garantir uma vida digna para as mulheres e crianças nos aspectos social, político e econômico.
Sua candidatura é pautada por uma visão de política participativa e comprometida com as causas sociais, buscando dar voz às comunidades e implementar políticas públicas que atendam às necessidades dos mais vulneráveis. Com uma trajetória de vida marcada pela superação e pelo trabalho árduo, Katiuscia pretende levar para a Câmara Municipal de Cuiabá a mesma determinação e compromisso que sempre pautaram sua vida pessoal e profissional.
Começo de tudo
Nascida em Cerejeiras, cidade do interior de Rondônia, Katiuscia conta que sempre teve muita determinação para alcançar seus objetivos. Filha de professora, ela cresceu em uma família simples, junto com seus irmãos Adilson e Katiana e desde cedo, aprendeu o valor do trabalho e da responsabilidade.
Começou a trabalhar aos 15 anos em supermercados para ajudar a custear suas despesas, desempenhando funções que iam desde repositora até balconista de padaria. Com uma visão clara de seu futuro, economizou o dinheiro da venda de latinhas para comprar uma passagem de ônibus que a levaria para Cuiabá, onde poderia realizar seu sonho de ser jornalista.
Ao chegar em Várzea Grande, Katiuscia continuou a enfrentar desafios, mas nunca deixou de acreditar em dias melhores. Trabalhou como vendedora de calçados e recepcionista, morou com a tia/madrinha Marli por um ano e depois em kitnets e dividindo apartamentos com amigas para economizar. Mesmo diante das dificuldades, ela não se deixou abater e, com o espírito de superação, conseguiu seu primeiro estágio no jornal "Folha do Estado" enquanto ainda cursava o segundo ano da faculdade de Jornalismo.
Antes mesmo de se formar, assumiu uma assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa, dando início à sua trajetória na política mato-grossense.
Entre os anos de 2010 e início de 2012 passou uma temporada em Alfenas/MG, onde começou a cursar Direito, mas retornou para Cuiabá antes de concluir a faculdade por motivos pessoais e familiares, voltando a atuar como assessora de imprensa na ALMT.
Experiência na política
Katiuscia Manteli acumulou quase 20 anos de experiência em cargos públicos, atuando em diversas frentes na Assembleia Legislativa e no governo do Estado. Metade dessa trajetória foi impulsionada graças ao deputado estadual Max Russi, que confiou em seu trabalho e valorizou seu lado de gestora. Além de assessora de imprensa, foi gestora da CPI do Ministério Público, chefe de gabinete na Secretaria de Estado de Emprego, Trabalho e Assistência Social, e secretária-adjunta de Assuntos Governamentais da Casa Civil, entre outros cargos.
Uma trajetória de dedicação constante ao serviço público e à política, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida da população.
Compromisso com o Social
O compromisso da candidata com o social vem desde a infância, quando participava de projetos sociais em sua cidade natal. Já em Mato Grosso, essa vocação se intensificou, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando liderou, ao lado de amigos, ações que levaram ajuda às comunidades mais necessitadas.
Enquanto muitos projetos foram suspensos devido ao risco de contaminação, Katiuscia e seu grupo continuaram ativos, proporcionando alimentos, máscaras, álcool em gel, e promovendo orientação sobre prevenção à violência doméstica, que havia aumentado significativamente no período.
Essas ações culminaram na criação da Associação Mato-grossense Amigos Motivados pelo Amor e Respeito ao Próximo (AMAR/MT), em 2022. A associação, que já atende cerca de 500 famílias, desenvolve sete projetos sociais distintos, como a distribuição de sopa, enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade, empréstimo de cadeiras de rodas e realização de eventos para crianças em datas comemorativas.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.