ALLAN PEREIRA
Da Redação
O nome da professora e ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavali Neder (PCdoB) deve ser escolhido para ser a cabeça de chapa da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), em reunião nesta sexta (24), na Capital.
No encontro, também deve ser definido o nome do pré-candidato ao Senado, mas não há ainda definição para o escolhido.
Os nomes indicados por cada uma das siglas são da ex-vereadora Enelinda Scalla (PT), do arquiteto Aluisio Arruda (PCdoB) e da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV).
Leia mais:
Lula pressiona por candidatos ao governo e ao Senado, e vem a Mato Grosso
Para o Governo, o Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso havia definido pelo nome do professor Domingos Sávio como pré-candidato da sigla ao Governo.
O presidente do PT mato-grossense, deputado estadual Valdir Barranco, afirma que Domingos sinalizou recuo na possibilidade da candidatura da ex-reitora vingar mais que a sua.
"Essa foi uma decisão bastante amadurecida do professor Domingos. Ele disse que, caso a professora Maria Lucia realmente esteja disposta [a ser pré-candidata ao Governo pela federação], eu recuo, inclusive da condição de vice para que possamos buscar alguém que some e que torne essa aliança mais forte", disse.
Conforme publicado pelo MidiaJur, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pressionou a executiva para ter um candidato ao Governo e condicionou sua vinda ao Estado à escolha de um nome.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que tem defendido que a sigla petista seja a cabeça da chapa ao Governo, aponta que o nome da Maria Lúcia, mesmo sendo de outro partido, é qualificada para ser a pré-candidata dos três grupos.
"Maria Lucia é um nome qualificadíssimo e tem condições de nos representar na disputa do Governo. O que precisa estar claro é que o nosso projeto é de oposição a quem governa Mato Grosso hoje, retirá-lo das mãos dos muitos e colocá-lo a serviço da população. Nós precisamos de um palanque legítimo, firme e em defesa do Lula para enfrentar o bolsonarismo odiento e violento", disse.
Barranco informa que os nomes dos pré-candidatos do grupo devem ser definidos até 5 de julho, com o limite em 10 de julho, para encaminhamento à federação nacional.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.