GIOVANNA BAIOCCO
Especial para o Midiajur
Em Cuiabá, candidatos como a empresária Samantha Íris, postulante do Partido Liberal (PL) a uma vaga na Câmara de Vereadores estão adotando estratégias de associação familiar para fortalecer suas campanhas. Outros políticos com mandato também 'lançaram' familiares, seja na Capital ou interior do Estado.
Como parte de uma estratégia importante, Samantha decidiu adotar o nome "Samantha Iris do Abílio" em sua campanha e na urna eletrônica. Ao vincular sua imagem à de seu marido, Abílio Brunini, que concorre à prefeitura pelo mesmo partido, ela busca aproveitar a visibilidade e a influência dele para reforçar sua própria candidatura.
Abílio, além de candidato a prefeito de Cuiabá, tem grande visibilidade local e em nível nacional por conta de suas polêmicas. Suas fiscalizações, principalmente nas unidades de saúde, onde chegou a bater boca com servidores e até secretário, críticas ao PT e defesa das pautas bolsonaristas na Câmara também lhe dão visibilidade em que a esposa agora tentar "surfar na onda".
Essa mudança marca um contraste com sua abordagem anterior, quando a associação familiar não era tão evidente. Em seu nome de registro, Samantha sequer adotou um dos sobrenomes do marido após o casamento.
Leia mais:
Lúdio 'copia' ex-adversário ao definir nome de coligação
OUTROS NOMES
Outros deputados também buscam usar de seus prestígios para fortalecerem os nomes de familiares. Wilson Santos, por exemplo, anunciou seu irmão Elias Santos como candidato a vereador na Capital. Em 2020, Elias foi candidato à Câmara, mas obteve votação inexpressiva.
Já Lúdio Cabral (PT) lançou seu irmão, James Cabral (PT) na disputa pelo cargo de vice-prefeito em Cáceres. Ele concorre na chapa do médico Doutor Sérgio (PP).
O tucano Carlos Avalone promove a candidatura de sua esposa, Maria Avalone (PSDB), à vereadora. Ela também disputou o cargo em 2020 e ficou na suplência, tendo assumido o mandato por algum período.
Elizeu Nascimento busca a reeleição de seu irmão Cezinha para a Câmara Municipal.
Ao adotar essas táticas, os candidatos não apenas buscam fortalecer suas campanhas individuais, mas também aproveitar a rede de apoio e a visibilidade que suas famílias podem oferecer.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Boccage 15/08/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
1 comentários