DA REDAÇÃO
Os candidatos à prefeitura de Cuiabá se encontram nesta terça-feira (1) para o penúltimo debate antes do primeiro turno das eleições de 2024, realizado pela TV Vila Real, afiliada da Record. Eduardo Botelho (UB), Abilio Brunini (PL), Lúdio Cabral (PT) e Domingos Kennedy (MDB) terão 3 horas para apresentar suas propostas.
A apenas cinco dias das eleições, a expectativa é que os candidatos aproveitem a oportunidade para conquistar votos e lutem ao máximo para se defender de acusações de adversários. O encontro acontece às 10h30.
Veja o debate ao vivo:
Veja os principais trechos do debate:
13h03 - Botelho afirma que é membro do grupo político que resgatou Mato Grosso, através da gestão do governador Mauro Mendes, e fará o mesmo para tirar Cuiabá do buraco. Ao final pede o voto.
13h01 - Abílio diz que é chamado de louco pelos adversários porque fala que Botelho é parte dos problemas de Cuiabá, porque fala sobre os problemas do PT no Congresso e porque fiscaliza as unidades de saúde de madrugada, mostrando os problemas nelas. Diz ainda que é 'louco por Cuiabá' e fala que placa, adesivos de carros e combustível não votam. Ao final, pede o voto.
13h00 - Lúdio afirma que é o mais preparado e tem as melhores propostas para a população. Destaca sua vice, Rafalea Fávaro, e farámuma gestão de parceria com o Governo Federal e de respeito e parceria com o Governo do Estado, além de igrejas e outras instituições. Ao final, pede o voto da população.
12h58 - Agora começam as considerações finais. Kennedy começa falando que não é político carreirista, mas tem experiência em gestão. "É muito fácil falar que ama Cuiabá, ams efetivamente não fazem nada para Cuiabá". Pede o voto e diz que está crescendo nas pesquisas e chegará ao 2º turno.
12h55 - Debate entra no último bloco. Botelho, Lúdio e Abílio terão direito de resposta a serem utilizados. Botelho afirma que Kennedy e Abílio fizeram dobradinha para atacá-lo. Ele fala sobre suas emendas para tapa-buracos e enumera os bairros da Capital. Lùdio fala sobre os negócios da família de Botelho com a prefeitura e afirma que não responde a nenhum processo na Justiça desde o início da sua trajetória política. Abílio afirma que Botelho persegue servidores na Assembleia e fará isso caso seja eleito prefeito.
12h49 - Lúdio Cabral agora questiona Botelho sobre contratos de empresas de sua família com a prefeitura. Botelho responde atacando Lúdio dizenso que ele é "lobo em pele de cordeiro" e que é melância, pois agora renega o PT. "O próprio juiz falou que ele faz tudo pelo voto". Ainda criticou a atuação do petista como deputado, pois ele não discute com os demais parlamentares assuntos importantes para o Estado.
12h47 - Lúdio questiona Kennedy sobre a relação com Governo Federal. Kennedy fala que manterá boas relações e parcerias tanto com Governo do Estado e Federal. Lúdio afirma que utilizará da relação com Governo Lula para construir 20 mil casas populares e buscará parcerias para desenvolver outros programas.
12h44 - Kennedy questiona Botelho sobre contratos da Limpurb para iluminação urbana. Botelho lembra que a prefeitura de Cuiabá deixou de receber mais de 60 mil lâmpadas LEDs para fazer contratação de empresa para prestar o serviço.
12h39 - Kennedy questiona Lúdio sobre as ações que ele fará para economizar recursos públicos para aumentar prestação de serviços à população. Lúdio afirma que acabará com a corrupção na Saúde da Capital, organizar o atendimento nas unidades de saúde e na central de medicamentos. Lúdio diz ainda que destinou emendas para a Saúde, mas que a briga política entre prefeito e governador impediu a chegada de recursos à capital.
12h34 - Abílio volta a questionar Botelho sobre a operação envolvendo emendas parlamentares, insinuando corrupção, afirmando que haverá novas operações. Botelho responde afirmando que Abílio é desequilibrado e não tem propostas. Sobre a operação envolvendo emendas, diz que o Governo do Estado não está passando pano pra ninguém. Afirma ainda que Abílio é aliado a Waldemar da Costa Neto, classificado como o 'maior corrupto do país', e sobre os vereadores que o apoiam lembra que Chico 2000, que protege Emanuel Pinheiro, hoje apoia Abílio Brunini.
12h31 - Botelho quesitona Lúdio sobre propostas para a juventude, como entrar em faculdades e no mercado de trabalho. Lúdio diz que construirá uma escola técnica na região do Coxipó e recriar o Cuiabá Vest e o Pré-Enem para auxiliar os jovens entrar na universidade. Botelho também propôs criar o Cuiabá Vest e criar programa de qualificação para ingressar os jovens no mercado de trabalho.
12h26 - Debate é retomado com Botelho questionando Kennedy sobre a proposta dele para reduzir o prazo de 200 dias para marcar uma consulta. Kennedy falou que, emquanto presidente da Assembleia, Botelho deveria cobrar o governo do Estado para concluir os hospitais que está construindo, pois todo atendimento está desaguando no HMC. Botelho afirma que irá ampliar as equipes de Saúde da Família, cumprindo a meta do Ministério da Saúde, com 312 equipes. Kennedy também cobrou que o deputado mandou poucas emendas para a Saúde e Educação.
12h18 - Lúdio questiona Abílio sobre a proposta dele de acabar com o Mais Médicos em Cuiabá, retirando assim 32 profissionais que atendem a população nos bairros. Abílio afirma que não retirará médicos e faz suas propostas para a Saúde, para a região Sul da Capital, com ampliação do atendimento na região. Acaba o bloco.
12h15 - Lúdio questiona Botelho sobre o transporte público, citando as empresas de sua família. Botelho responde afirma que irá construir duas linhas de BRT, além das que estão sendo executadas pelo Governo do Estado. Será uma na Avenida das Torres e outra na Dante de Oliveira com ônibus elétricos, que resultarão na redução da tarifa do transporte coletivo.
12h14 - Debate é retomado com réplica de Botelho sobre a causa animal. Botelho diz que fará parceria com ONGs e fazer o censo dos animais de rua. Abílio reforça sua proposta de Hospital Veterinário, parceria com ONGs e cemitério de animais, com crematórios.
11h59 - Botelho agora questiona Abílio sobre a política para o bem estar animal. O bolsonarista afirma que é sensível a este assunto, já que tem 4 gatos que foram resgatados da rua. Ele afirma que construirá o hospital veterinário, fará parcerias com ONGs para a castração, entre outras propostas. Debate é interrompido para a propaganda eleitoral obrigatória.
11h58 - Botelho questiona Lúdio sobre os investimentos para o esporte paralímpico. Lúdio lembra que destina emendas para prática de esporte paralímpico e já vem fazendo esse trabalho. Botelho afirma que também destinou emendas para compra de cadeira de rodas para o basquete, dará uniformes e construirá o centro paralímpico.
11h54 - Kennedy agora questiona Botelho sobre a Saúde Pública, afirmando que no pouco tempo que esteve no HMC para uma gravação externa chegaram mais de 50 ambulâncias do interior do Estado. O emedebista questiona sobre como ele economizará para garantir a prestação de serviços na saúde. Botelho afirma que a saúde será sua prioridade, tem seu vice especialista em saúde e que irá melhorar todo sistema, pois hoje a população espera até 200 dias por uma simples consulta.
11h51 - Kennedy questiona Abílio sobre atração de investimentos para Cuiabá. Abílio fala que as operações policiais de combate a corrupção afastam investimentos para Cuiabá e insinua que existem candidatos ligados às facções criminosas. O emedebista, em réplica, afirma que criará um novo distrito industrial, atraindo empresas, gerando empregos, principalmente para os jovens. Abílio volta a falar sobre corrupção e ligação de candidatos com corrupção.
11h49 - Abílio questiona Kennedy sobre combate a corrupção e o emedebista diz que terá controle online dos gastos da prefeitura e aplicação do dinheiro público. O bolsonarista coloca que "os adversários o chamam de louco porque não podem chamá-lo de corrupto".
11h44 - Abílio acusa Lúdio de não atuar por 28 anos como médico como o petista diz e ainda questiona se o adversário conhece o estatuto do PT. O petista pede respeito ao bolsonarista, destacando que ele não tem preparo para ser prefeito, citando que não soube responder uma pergunta de operações urbanas, que envolve arquitetura e urbanismo, área que ele é formado. O petista diz que, mesmo sendo político, atende a população carente na residência, 'sem furar fila'. Afirma ainda que terá relação de parceria e respeito com o PT e o presidente Lula, ao contrário do adversário.
11h32 - Lúdio questiona Kennedy sobre funcionalismo público, citando que os adversários estão propondo a perda de direitos dos servidores. Kennedy fala que pagará as RGAs de todos servidores e dar ganho real a eles, garantindo direitos aos servidores que se qualificarem para melhorarem a prestação dos serviços públicos. Lúdio afirma que pagará o piso salarial de todos os servidores públicos, tratará os servidores com respeito e diálogo. Kennedy recordou que assinou compromisso com os professores, acatando mais de 20 proposições por ele, falando que igualará as TDIs aos professores.
11h20 - Botelho pergunta a Kennedy sobre quantos radares existem em Cuiabá. O candidato do MDB afirma que manterá apenas os radares que são exigências do Ministério Público e que acabar com todos é demagogia, pois existe um TAC firmando com o Ministério Público. Botelho garante que acabará com a indústria da multa, que hoje funciona como 'caça níquel' da prefeitura.
11h18 - Abílio agora questiona Botelho sobre as emendas parlamentares da Assembleia Legislativa, destacando que recente operação da Polícia Civil apontou desvio de R$ 28 milhões na Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), pontuando que algumas das emendas era de Botelho. O candidato do União afirma que as emendas são importantes e que os deputados apenas fazem a indicação, destinação, cabendo ao Executivo a aplicação das emendas. Botelho destaca que o governador Mauro Mendes, que lhe apoia, 'não passa pano para a corrupção' e manda investigar. Ele ainda critica Abílio por querer apenas atacá-lo, sem apresentar propostas efetivas a população, citando que o bolsonarista ataca porque já está caindo para terceiro lugar e não deve ir nem para o segundo turno.
11h13 - Abílio inicia fazendo pergunta para Kennedy. Ele diz que vereadores do MDB e da base de Emanuel Pinheiro estão fazendo campanha junto com Botelho e questiona se o atual prefeito está na verdade apoiando o candidato do União Brasil. O candidato do MDB responde que tem feito reuniões com um dos citados, como Marcrean Santos, e caminhando com outros integrantes do seu partido, procurando o povo e sendo bem recebido. Abílio reforça que Kennedy não está sabendo que vereadores de sua chapa apoiam Botelho e fala ainda que um candidato do MDB foi preso recentemente por ligação com o Comando Vermelho. Kennedy destaca que está dialongando com a população e tem recebido o apoio, mostrand que sabe fazer gestão.
11h10 - Acaba o primeiro bloco. No segundo, os candidatos farão perguntas entre si.
11h07 - Domingos Kennedy é quesitonado pela repórter Luzia Araújo, do site Capital Notícia, sobre a crise climática e diz que vai arborizar Cuiabá. Tambem é questionado sobre a mobilidade urbana, já que 90 pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito na capital. Ele afirma que irá sinalizar melhor a cidade e construir passarelas em locais estratégicos na Avenida MIguel Sutil para dar fluidez ao trânsito, bem como um viaduto no trevo do Centro de Evento do Pantanal, também na Miguel Sutil.
11h05 - Abílio responde à repórter Karina Arruda, do site Repórter MT, que o grande problema do transporte coletivo são as empresas ligadas à família do candidato Eduardo Botelho. Ele garante que vai retirar as empresas dele do transporte coletivo caso seja eleito. Também é questionado sobre a corrupção na Saúde da Capital e diz que elas só ocorrem porque os vereadores não fiscalizam, destacando que a maioria dos atuais parlamentares apoiam Botelho.
11h01 - Lúdio Cabral é questionado pelo jornalista Enzo Três, do site Midianews, sobre o desgaste do Partido dos Trabalhadores por conta das operações de combate a corrupção, como a Lava Jato. Sobre o fato de ter se afastado das 'raízes' do PT, como o vermelho e a estrela, diz que tem dialogado com a população e que tem recebido apoio independente do partido. Também nega ter se afastado do presidente Lula, afirmando que ele já gravou para seu programa eleitoral e reforçou o compromisso de investimentos na Capital.
10h57 - O debate começa com pergunta de jornalistas. Allan Mesquita, do site Gazeta Digital, questiona Eduardo Botelho sobre a relação dele com grandes grupos políticos e empresariais. Botelho responde que todos empresários que ingressaram na política tiveram este tipo de questionamento e cita falando cases de sucesso, como Blairo Maggi e Mauro Mendes. Ele afirma que está fazendo sua campanha dialogando com povo, com a população, mostrando os problemas e as propostas para "tirar Cuiabá do buraco".
Botelho também é questionado sobre o adversário de sua preferência num eventual segundo turno. O candidato do União afirma que, num eventual segundo turno, vai procurar o povo e nenhum dos candidatos por apoio. Segundo ele, a população é independente e eleições anteriores já mostraram que apoio simplesmente do candidato não transfere votos.
10h46 - Candidatos já estão posicionados no estúdio para o início do debate. O jornalista Antônio Carlos Silva será o mediador.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Josue 01/10/2024
Botelho nao respondeu nenhuma das perguntas sobre esquema de fraude e corrupção das emendas parlamentar que deveria ir para programa Agricultora Familiar e foram descidos milhões, dinheiro do POVO.
1 comentários