LÁZARO THOR
A ampla votação do presidente Jair Bolsonaro (União Brasil) em Mato Grosso carregou candidatos ao Congresso Nacional este ano. Pelo menos sete candidatos com discurso bolsonarista ou próximos de Bolsonaro foram eleitos na chapa formada pelo União Brasil e pelo Partido Liberal, além de outras siglas que também conseguiram cadeiras
A lista de candidatos eleitos tem Juarez Costa (MDB), Amália Barros (PL), José Medeiros (PL), Abílio Júnior (PL) e Coronel Fernanda (PL) como protagonistas, além do ex-comandante da Polícia Militar em Mato Grosso, o Coronel Assis (União Brasil). Dos oito eleitos, apenas Emanuelzinho (MDB) não fez abertamente campanha para Bolsonaro.
A votação para deputado federal ficou concentrada no MDB, que fez dois deputados, no PL, que fez quatro nomes, e no União Brasil, que fez dois nomes (Fábio Garcia e Coronel Assis). Veja a lista completa no final da matéria.
Leia mais:
Mauro Mendes é reeleito no primeiro turno em Mato Grosso
Chamou atenção na eleição desse ano que a candidata mais votada não conseguiu ser eleita. A deputada federal Rosa Neide (PT) fez 124.160 votos. Mesmo assim, a chapa em que a parlamentar está não conseguiu alcançar o quociente necessário para assumir uma cadeira na Câmara Federal.
O quociente eleitoral para eleger precisaria ser algo em torno de 172.678 votos. Mesmo com a votação de Julier Sebastião (7 mil votos) e de outros candidatos da Frente Brasil da Esperança o quociente não foi alcançado.
DEPUTADO FEDERAL
Emanuelzinho (MDB)
Juarez Costa (MDB)
Amália Barros (PL)
Medeiros (PL)
Abílio (PL)
Coronel Fernanda (PL)
Fábio Garcia (União Brasil)
Coronel Assis (União Brasil)
DEPUTADO ESTADUAL
Janaina Riva (MDB)
Thiago Silva (MDB)
Doutor João (MDB)
Juca do Guaraná Filho (MDB)
Max Russi (PSB)
Fabinho (PSB)
Beto Dois A Um (PSB)
Dr. Eugênio (PSB)
Diego Guimarães (Republicanos)
Valmir Moretto (Republicanos)
Cláudio Ferreira (PTB)
Nininho (PSD)
Wilson Santos (PSD)
Gilberto Cattani (PL)
Elizeu Nascimento (PL)
Eduardo Botelho (União)
Dilmar (União)
Sebastião Rezende (União)
Julio Campos (União)
Paulo Araújo (PP)
Lúdio Cabral (PT)
Barranco (PT)
Faissal Kalil (Cidadania)
Carlos Avalone (PSDB)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.