MIKHAIL FAVALESSA E ALLAN PEREIRA
Da Redação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma ligação telefonica nesta segunda-feira (1º) para reforçar o convite ao senador Carlos Fávaro (PSD) para que ele seja candidato ao Governo do Estado. A informação foi dada pelo presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, na manhã de hoje.
De acordo com Barranco, até na terça-feira (2) à noite a federação formada por PT, PV e PCdoB deve ter uma definição sobre qual será o nome lançado para fazer oposição ao governador Mauro Mendes (União Brasil).
Fávaro recebeu o convite anteriormente e anunciou que não iria deixar o grupo de apoio a Mauro, do qual faz parte desde 2018.
Leia mais:
Emanuel diz que não aceita "chapa camarão" com Márcia, sem candidato ao governo
Candidatura de Natasha ao Senado é confirmada com suplentes em aberto
Na manhã de hoje, estiveram reunidos Barranco, a deputada federal Rosa Neide (PT), o vice-presidente estadual do PV, Aluízio Leite, Aluízio Arruda (PCdoB) e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, é opção caso Fávaro não entre na disputa ao governo.
"Não definimos ainda a questão de candidatura ao governo. O presidente Lula vai fazer algumas... recebi hoje uma ligação do deputado José Guimarães, logo pela manhã, dizendo que eles definiram, o presidente Lula vai fazer algumas ligações aqui no Estado, e vai também reforçar o convite ao Fávaro para ser o seu candidato ao governo aqui no Estado. Porque, ele fez esse convite já, até o Fávaro falou... 'ah, achei que era brincadeira', o presidente Lula não brinca com isso. Ele está falando sério. Ele deve ligar ainda hoje para o Fávaro. Não sendo o Fávaro, nós temos candidatura. A única certeza é que nós temos candidatura. Até amanhã à noite a gente vai ter o nome colocado para o governo do Estado", declarou o presidente estadual do PT.
Segundo Barranco, "os nomes colocados mais fortemente seriam do Fávaro, que acho que resolveria, e se não ele o da Márcia". "E Senado não mudou um centímetro, nosso compromisso continua com Neri (Geller, PP) senador".
O prefeito Emanuel Pinheiro teria uma outra "proposta interessante", mas que só será apresentada oficialmente se não houver acordo com os nomes atuais.
Fávaro e Neri são tidos como interlocutores de Lula junto ao agronegócio de Mato Grosso, em especial pela estreita ligação com o ex-governador Blairo Maggi (PP) e com o empresário Eraí Maggi.
"O presidente Lula vai ligar e vai convidá-lo (Fávaro) para ser o nosso candidato aqui. Se ele disser que não, aí nós teremos candidatura ao governo. Aí, se ele vai apoiar o Neri aqui e o Mauro do lado de lá é outro problema. Mas nós teremos candidatura ao governo. Queremos que seja ele, agora, se ele não quiser, lamentamos, porque ele vai perder. Vai perder a oportunidade. Já disse isso para o Fávaro: você é senador, tem mais quatro anos, não tem nada a perder, pode ser o governador do Estado, governador do presidente Lula, que está muito bem, tem todas as chances de vencer as eleições. Agora, se você deixar passar essa oportunidade, em 2026 a gente não sabe. Em 2026 pode ter um acordo para ser candidato do Mauro, também não sei, vai ter outros nesse jogo. Em 2026 ele é candidato à reeleição e tem outros do grupo de lá que são candidatos à reeleição. Se fosse ele, eu aproveitaria essa oportunidade", avaliou Barranco.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.