DA REDAÇÃO
Com o objetivo de apoiar a agricultura familiar no planejamento de irrigação de suas produções, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a prefeitura de Cuiabá, apresentou, nesta segunda-feira (24), o aplicativo “Irriga Cuiabá”, que – em sua primeira versão – é capaz de dimensionar e criar um projeto preliminar de sistema de irrigação para 16 tipos de frutas e hortaliças em terrenos de até um hectare.
“Esse app busca auxiliar o produtor a entender o que é necessário para ele fazer a irrigação da sua propriedade. O que ele precisa comprar, como vai ser montado o sistema. Isso é muito importante porque aproxima a Universidade dos que mais necessitam da sua assistência, permitindo democratizar o acesso ao conhecimento”, afirmou o reitor da Instituição, professor Evandro Soares da Silva.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Smated) de Cuiabá, Francisco Antônio Vuolo, 92% da área de Cuiabá é zona rural, caracterizada por propriedades de dois a quinze hectares em média. “Desde que assumimos, estamos trabalhando em projetos de irrigação para pequenas propriedades. Com esse programa, estamos trabalhando com algo que é o pulmão de qualquer produção rural e da nossa vida de maneira geral, que é a água. E não tem como pensar em um projeto desses sem a UFMT, que é nossa grande parceria”, disse.
Leia mais:
Homem esfaqueia e mata trabalhador no centro de Cuiabá após ser chamado de "bichona"
Para utilizar o app, os produtores precisam apenas escolher o tamanho da propriedade (até 8 sessões de 1250m2, totalizando 1 hectare) e o que será plantado em cada sessão – atualmente é possível optar entre oito tipos de hortaliças e oito tipos de frutas, entre elas, jiló, quiabo, abóbora, milho verde, melão, acerola, abacaxi e acerola.
Depois disso, o aplicativo cria um projeto preliminar, apresentando informações sobre a irrigação de cada área, características estruturais e operacionais da irrigação, formas de instalação e parâmetros do projeto, incluindo desde o reservatório até a distribuição dos diferentes tipos de irrigação.
Esse, entretanto, é um apenas um “guia” para o projeto, que irá auxiliar os produtores no planejamento de suas produções e investimentos, mas que ainda necessita do apoio de profissionais para a adaptação e execução.
“Para esse app, partimos de uma planilha de excel que foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFMT, que já apresentava bastante informações sobre os projetos de irrigação, daí a gente melhorou essa planilha e pensamos em uma forma de torná-la mais acessível para o público”, concluiu o professor Wellington Ttatom Pereira da Silva, da UFMT.
O aplicativo é baseado no Modelo de Irrigação para Agricultura Familiar (MAIF), desenvolvido pela Smated e a UFMT para uso na Baixada Cuiabana, e está disponível para Android e iOS.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.