ANGELA JORDÃO
DA REDAÇÃO
A revista Forbes, referência mundial em economia e negócios, traz um artigo apontando que se Mato Grosso fosse um país, seria o quarto maior produtor de soja do mundo. O estado está a um passo de ultrapassar a Argentina, atual terceira na lista dos maiores produtores globais do grão.
O artigo é assinado pela produtora rural Maressa Vilela, conselheira no Conselho Superior do Agronegócio (COSAG), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Ela aponta que Mato Grosso, com 42 milhões de toneladas de soja colhidas na safra passada, e uma expectativa de 47 milhões no atual ciclo, o Mato Grosso está a um passo de ultrapassar a Argentina, atual terceira maior produtora mundial, colhe cerca de 50 milhões de toneladas. Nos últimos 60 anos, o estado saiu da condição de fronteira agrícola para potência global. Hoje, lidera a produção de grãos, fibras, carnes e etanol de milho.
Leia mais:
Colheita da safra 2024/2025 enfrenta desafios e impacta produtores de MT
"O mais impressionante é que, mesmo com esse crescimento exponencial, 62% de sua vegetação nativa permanece preservada, graças a práticas sustentáveis como plantio direto, rotação de culturas, ciência e uso de biológicos, além da adoção de drones, inteligência artificial e big data na gestão das lavouras".
Outro destaque do artigo é o potencial hídrico do estado, "tanto para usinas hidrelétricas quanto para projetos de irrigação, o que pode viabilizar uma terceira safra e expandir culturas como o feijão, fortalecendo ainda mais sua posição no agronegócio mundial".
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
ANDRE XIMENES DE MELO 19/03/2025
O MT já é há no mínimo 2 anos, veja o artigo científico na revista de administração da USCS (port/ing) com pesquisadores da UNEMAT.
1 comentários