Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Segunda-feira, 27 de Março de 2023, 15:05 - A | A

27 de Março de 2023, 15h:05 - A | A

AGRONEGÓCIOS / PREJUIZO NO AGRO

Comercialização atrasada faz preço da soja cair e produtores buscam minimizar impactos

Uma das formas de reduzir prejuízos é trabalhar com ferramentas de proteção ao preço; especialista explica como

DA REDAÇÃO



O preço da soja despencou em Mato Grosso de uma forma que não era esperada pelos produtores rurais. Em alguns casos, a saca vem sendo comercializada até R$ 20 abaixo do valor esperado no momento da venda. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safra 22/23 está com o menor percentual de comercialização dos últimos cinco anos.

Em março deste ano, foram comercializados apenas 52,26% contra 62,19% da safra passada. A negociação atrasada, vale ressaltar, impacta diretamente no valor do produto, devido a grande demanda de mercado. Soma-se a isso, a previsão de que este ano seja registrada a maior produção dessa commoditie no país. Em razão disso tudo, já há registro de produtores antecipando vendas para tentar minimizar prejuízos. 

Leia Mais: 

Administrador de granja é preso por resíduos que poluíram córrego

Esse cenário adverso, no entanto, tem colocado em evidência a necessidade de que os agricultores trabalhem com ferramentas específicas que fazem a proteção do preço. Segundo Rafael Grings, consultor de hedge agrícola, um desses recursos é a compra do chamado “put”, que atua justamente como um seguro de baixa dos preços em vigor. 

“Isso garante um preço mínimo e, caso a cotação da commoditie caia, o produtor rural estará protegido daquele contexto nebuloso de perdas e prejuízos que, por muitas vezes, são grandes. Por outro lado, o que representa uma vantagem ainda maior, é que caso o preço da commoditie suba, ele irá vender melhor a soja que está guardada no armazém”, pontua Grings.

Rafael pontua ainda outros fatores que impactaram diretamente no mercado e que devem servir de ponto de partida para que os produtores se antecipem a possíveis prejuízos financeiros. O primeiro deles é a cotação da Bolsa de Chicago, que apresentou uma queda. O segundo ponto é a cotação do dólar em baixa, que está deixando a soja brasileira cara e, assim, tirando o interesse do importador. 

Por fim, mas não menos importante, é o chamado “prêmio” que se paga no porto e que atualmente está negativo. Esse recurso geralmente é pago para estimular a venda, mas agora não está cumprindo o efeito que deveria. "O produtor rural sabe que trabalha com essa margem de riscos. Então, é importante lançar mão de tudo que estiver disponível para se resguardar". 

Cenário negativo

Por outro lado, o custo do frete também teve um pico e, somado a todos os demais fatores de forma simultânea, impactaram no atraso e nos valores de comercialização. Conforme explica Rafael Grings, o hedge agrícola demonstrou eficiência na proteção do preço da soja diante da volatilidade do mercado. 

Como as oscilações do preço podem gerar prejuízo para a atividade rural, cabe ao produtor elaborar políticas de comercialização para fazer a gestão dos riscos de preços.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Torturada por 12h, mulher espera marido dormir para escapar
#GERAL
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Torturada por 12h, mulher espera marido dormir para escapar
Homem morre após ser espancado por travesti em motel em Cuiabá
#GERAL
VIOLÊNCIA
Homem morre após ser espancado por travesti em motel em Cuiabá
Sema aponta que Balneário e Rio Estivado estão próprios para banho
#GERAL
NOBRES
Sema aponta que Balneário e Rio Estivado estão próprios para banho
Tempo seco e queimadas intensificam alergias no final do inverno, alerta médico
#GERAL
SAÚDE
Tempo seco e queimadas intensificam alergias no final do inverno, alerta médico
Hospital realiza cirurgia robótica para tratamento de câncer ginecológico
#GERAL
TECNOLOGIA
Hospital realiza cirurgia robótica para tratamento de câncer ginecológico
Força Tática apreende 26 quilos de drogas com
#GERAL
PADRÃO DE QUALIDADE
Força Tática apreende 26 quilos de drogas com "selo do Flamengo"
Confira Também Nesta Seção: