DA REDAÇÃO
O estreitamento comercial entre Mato Grosso e a Índia terá avanço entre os dias 17 e 20 de setembro, quando representantes da Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) vão estar no Estado para realizar rodadas de reuniões para formalizar interlocuções iniciadas em janeiro deste ano com empresários e instituições mato-grossenses.
O pivô dessa aproximação e do fortalecimento das relações econômicas entre Mato Grosso e a Índia é o advogado Marcel Daltro, que é sócio e diretor institucional do NW Group e Nelson Wilians Advogados, sendo o responsável pelos escritórios em Mato Grosso e pela internacionalização do NWADV. Marcel, que também é Sênior Fellow da CCIB, analisa que o Estado tem um enorme potencial para se tornar um dos principais fornecedores de produtos ao país mais populoso do mundo.
“Este é um passo muito importante e estratégico para a economia mato-grossense. Sendo 2024, sem dúvidas, um marco para que nosso Estado amplie consideravelmente suas relações econômicas com a Índia, país que já ultrapassou a China em população, e que vem crescendo bem acima da média mundial nos últimos anos. Temos a oportunidade de ocuparmos protagonismo nessa relação”, avalia Marcel Daltro.
Nas rodadas de visitas que serão realizadas em Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Canarana, Marcel Daltro vai estar acompanhado de Guilherme França Mota, que é o gerente de Novos Negócios da Câmara de Comércio Índia Brasil.
“Será uma honra estar em Mato Grosso para me reunir com empresários, autoridades e organizações que representam os setores produtivos e consolidar esse projeto iniciado em janeiro, quando foi dado o início a apresentação das inúmeras oportunidades de negócios que podem existir entre Mato Grosso e Índia”, avalia Guilherme Mota.
Entre os objetivos das reuniões está a filiação de empresários mato-grossenses à Câmara de Comércio Índia Brasil, abrangendo tanto aqueles já exportam ou importam da Índia, e os que têm interesse em começar a estreitar essa relação.
Câmara terá escritório em Mato Grosso
Com a perspectiva de impulsionar as relações entre Mato Grosso e Índia, a CCIB vai instalar um escritório em Cuiabá, consolidando o projeto de fortalecimento de relações comerciais e culturais entre o maior Estado produtor de alimentos do mundo e o mercado potencial proporcionado pela Índia.
Criada em 2003, a CCIB é uma organização privada sem fins lucrativos que atualmente possui escritórios em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Nova Delhi (Índia).
As negociações para a criação do escritório da Câmara em Cuiabá começaram em janeiro, quando o presidente da instituição, Leonardo Ananda Gomes esteve na Capital e junto com Marcel Daltro se reuniu com a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Relação Mato Grosso e Índia
O município de Canarana (distante 823 km de Cuiabá) é considerado o principal produtor de gergelim em Mato Grosso, com mais de 200 mil hectares cultivados neste período produtivo, conforme informações divulgadas pelos produtores da região.
De modo geral, o Estado exportou mais de 420 mil toneladas em produtos para a Índia em 2023, totalizando US$ 597 milhões no período, maior parte desses valores é decorrente da venda de ouro e óleo de soja. No quesito importação, foram US$ 175 milhões de dólares de produtos da Índia no ano passado, principalmente em defensivos agrícolas, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.