Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

VARIEDADES Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017, 18:15 - A | A

05 de Dezembro de 2017, 18h:15 - A | A

VARIEDADES / SUSPEITO

Promotor recorre ao STJ e pede nova prisão de pastor

Paulo Roberto Alves é suspeito de ter feito sexo com uma garota de 11 anos em Cuiabá

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO



O Ministério Público Estadual recorreu ao Superior Tribunal de Justiça contra a decisão que determinou a liberdade do pastor Paulo Roberto Alves, acusado de estuprar uma menina de 11 anos e outra de 16, em Cuiabá.

O recurso especial, do dia 27 de novembro, é assinado pelo promotor Marcos Regenold Fernandes, coordenado do Nare (Núcleo de Apoio para Recursos do MPE).

Na decisão que deu liberdade ao pastor, no dia 11 de outubro, a Terceira Câmara Criminal do TJ substitui a detenção por medidas cautelares alternativas, pois entendeu, entre outros pontos, que o acusado não tem qualquer antecedente criminal.

As medidas impostas pelo TJ foram: comparecimento periódico em juízo; proibição de manter contato com pessoas envolvidas no caso; proibição de ausentar-se da Comarca quando a permanência for necessária para a investigação e o recolhimento à noite.

O promotor argumenta que, mesmo não possuindo antecedentes, o pastor ainda apresenta perigo devido a seu poder de argumentação e influência.  

“Ora, é inegável que, nessa condição, o Recorrido tem enorme poder de persuasão e de influência sobre os fiéis, chegando a ser considerado, pelos menos providos de intelecção, como enviado divino, circunstância que lhe favorece à prática de delitos sexuais, desumindo-se disso, a sua evidente periculosidade ao convívio social”, diz trecho do recurso.

Regenold ainda explica que há precedentes no STJ que autorizam a prisão preventiva em situações semelhantes à do pastor.

O promotor aponta ainda que o retorno à prisão faz-se necessária para resguardar a ordem pública. 

“Se há provas suficientes de que o Sr. Paulo Roberto Alves estaria praticando crimes de estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal) e favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente (artigo 218-B do Código Penal), é dever do Estado, no caso o Poder Judiciário, intervir nessa realidade, apartando esse indivíduos que desprezam totalmente as regras que regem a vida em sociedade”. 

O caso

O pastor foi preso em flagrante no dia 12 de abril e estava detido no Centro de Custódia da Capital (CCC), desde então.

PASTOR

O pastor Paulo Roberto Alves, 52 anos, foi solto no dia 18 de outubro 

De acordo com o boletim de ocorrência, o pastor foi visto por uma viatura da PM deixando duas garotas - de 11 e 16 anos - próximo a um matagal, na Avenida das Torres, na Capital.

Desconfiados, os policiais passaram a fazer o acompanhamento do carro em que o suspeito estava. Porém, ao perceber a viatura, ele fugiu em alta velocidade.

Com isso, os PMs foram até o ponto de ônibus onde as meninas foram deixadas e encontraram as duas ainda no local.

Eles questionaram as garotas, que contaram uma história e, em seguida, os policiais decidiram acompanhar as duas até o bairro onde moram.

Os pais das meninas não estavam em casa. Depois de muito insistir, as duas acabaram confessando que conheciam o suspeito há alguns dias e que, na quarta-feira (12), teriam saído para manter relações sexuais com ele, em troca de dinheiro.

A adolescente de 16 anos contou que o pastor teria ligado enquanto ela ainda estava na escola, pedindo para encontrá-la, e insistido para que levasse sua sobrinha - de 11 anos -, pois pagaria às duas a quantia de R$ 200.

A menina ainda relatou que o pastor ligou novamente assim que as deixou no ponto de ônibus, pedindo para que não contassem à polícia sobre o encontro, e que pagaria mais R$ 200 pelo silêncio de ambas.

O pastor foi preso em sua casa e encaminhado para a Central de Flagrantes de Cuiabá, onde as meninas o reconheceram como autor do crime.

No mesmo dia, ele passou por uma audiência de custódia no Fórum da Capital e teve a prisão em flagrante convertida para preventiva.

Leia mais sobre o assunto:

TJ concede liberdade a pastor acusado de estuprar adolescentes

Juiz mantém prisão de pastor acusado de abusar de duas menores 

Juiz decreta prisão preventiva de pastor acusado de estupro 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Polícia investiga roubo em centro comercial em região nobre de Cuiabá
#GERAL
FLORAIS
Polícia investiga roubo em centro comercial em região nobre de Cuiabá
Motociclista perde a vida no Contorno Leste, em Cuiabá
#GERAL
ACIDENTE FATAL
Motociclista perde a vida no Contorno Leste, em Cuiabá
PM prende motorista que transportava carga de madeira irregular
#GERAL
CRIME AMBIENTAL
PM prende motorista que transportava carga de madeira irregular
Rapaz é morto a facadas durante briga em festa de Réveillon em MT
#GERAL
ASSASSINATO
Rapaz é morto a facadas durante briga em festa de Réveillon em MT
Turista é atingida por fogos de artifício dentro de apartamento em SC
#GERAL
VÍDEO
Turista é atingida por fogos de artifício dentro de apartamento em SC
Cine Teatro Cuiabá recebeu mais de 57 mil pessoas e 45 atrações nacionais em 2024
#GERAL
ACESSO À CULTURA
Cine Teatro Cuiabá recebeu mais de 57 mil pessoas e 45 atrações nacionais em 2024
Confira Também Nesta Seção: