Terça-feira, 24 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 24 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

VARIEDADES Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 11:01 - A | A

03 de Março de 2021, 11h:01 - A | A

VARIEDADES / DIVERGÊNCIA

MPE propõe ação para que Cuiabá siga parte de decreto de Mato Grosso

Prefeitura publicou documento com medidas menos restritivas do que as impostas pelo Governo



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso ingressou na manhã desta quarta-feira (03) com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) requerendo ao Poder Judiciário, em caráter liminar, que determine ao Município de Cuiabá a aplicação dos artigos 1º, 2º e 3º do Decreto Estadual nº 836, publicado nesta semana e que trata de medidas restritivas para prevenção à Covid-19.

A medida foi adotada após o Município de Cuiabá ter expedido o Decreto 8.340/2021 sobre o mesmo tema, mas com disparidades em relação ao decreto estadual.

A principal divergência refere-se às condições que deverão ser observadas para o funcionamento de todas as atividades e serviços na capital.

Conforme o decreto estadual, somente está autorizado o funcionamento no período compreendido entre as 5h e 19h. Aos sábados e domingos, autorizado o funcionamento somente no período compreendido entre as 05h e 12h.

Já as farmácias, serviços de saúde, de hospedagem e congêneres, de transporte coletivo, transporte individual remunerado de passageiros por meio de taxi ou aplicativo, funerárias, postos de combustíveis, exceto conveniências, as indústrias, as atividades de colheita e armazenamento de alimentos e grãos, serviços de manutenção de fornecimento de energia, água, telefonia, coleta de lixo, não ficam sujeitas às restrições de horário.

O decreto municipal, no entanto, libera o funcionamento de várias atividades econômicas, como bares e restaurantes, que terão que fechar às 22 horas.

Na ação, o MPE argumenta que a existência de disparidades entre os documentos enfraquece o combate à pandemia e estimula a prática de transgressão de normas jurídicas essenciais ao corpo social, no momento em que a harmonia da política pública sanitária se mostra primordial. Além disso, gera insegurança jurídica. 

Acrescenta ainda que apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter reconhecido que os entes federativos devem atuar, com autonomia, no âmbito de suas competências constitucionais, a tutela à saúde, no caso do combate à pandemia, "tangencia simultaneamente a competência do ente Estado de Mato Grosso e dos entes Municípios". 

“É sintomático que a existência de regras e restrições repercutem de modo amplo não apenas quanto aos serviços prestados e administrados pelo Município de Cuiabá, e que os cidadãos afetados não ficam, e não ficarão, internados apenas nas unidades hospitalares sediadas na capital, de modo que o problema (e sua solução) não são da alçada exclusiva do ente Município de Cuiabá, exigindo-se do ente Estadual a adoção de medidas com impacto em todo seu território, o que foi feito através do Decreto Estadual nº. 836/ 2021”, destacou o MPE. 

Veja o que diz os artigos 1, 2, 3 do decreto do Mendes:

Os três artigos citados pelo procurador-geral dizem respeito a restrição de funcionamento das atividades econômicas no Estado.

O 1º  trata da autorização de “medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19 em todo território mato-grossense”.

O artigo 2º prevê o que as atividades e serviços só poderão funcionar de segunda à sexta-feira, entre às 05h e 19h, sendo que aos sábados e domingos poderão funcionar das 5h ao meio dia.

A exceção fica por conta de farmácias, os serviços de saúde, de hospedagem e congêneres, de transporte coletivo, transporte individual remunerado de passageiros por meio de taxi ou aplicativo, as funerárias, os postos de combustíveis (exceto conveniências), as indústrias, as atividades de colheita e armazenamento de alimentos e grãos, serviços de manutenção de fornecimento de energia, água, telefonia e coleta de lixo.

O artigo 2º ainda estabelece que os supermercados devem permitir a entrada de apenas uma pessoa por família. 

Os eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, igrejas, templos e congêneres, cinemas, museus, teatros e a prática de esportes coletivos são permitidos com no máximo 50 pessoas por evento, respeitado o limite de 30% da capacidade máxima do local.

O artigo 3º diz que os serviços de delivery ficarão autorizados somente até as 23h, todos os dias. Sendo que “as farmácias e congêneres poderão funcionar, na modalidade delivery, sem restrição de dias e horários”.

Aumento da taxa de contaminação

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Boletim Informativo nº. 3581, com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, mostra que 18 municípios registram alta classificação de risco para o coronavírus. 

São eles: Cuiabá, Nova Xavantina, Carlinda, Poconé, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Cáceres, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Sorriso, Colíder, Campo Verde, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Cotriguaçu. 

Além disso, o Informativo indica que a Taxa de Ocupação de Leitos em UTIs do Sistema Único de Saúde é de 82,80 %, demonstrando o intenso aumento de casos graves no Estado de Mato Grosso, que demandam internação em Unidades de Tratamento Intensivo.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem é preso por suspeita de matar condutor que abastecia em posto de combustível
#GERAL
HOMICÍDIO GRAVADO
Homem é preso por suspeita de matar condutor que abastecia em posto de combustível
Homem furta carne e refrigerante à luz do dia em açougue em Cuiabá
#GERAL
ROUBO AUDACIOSO
Homem furta carne e refrigerante à luz do dia em açougue em Cuiabá
Estado monta força-tarefa para conter avanço do fogo em Chapada
#GERAL
CASAS SOB RISCO
Estado monta força-tarefa para conter avanço do fogo em Chapada
Mulher sofre tentiva de homicídio em cidade de MT
#GERAL
TIRO
Mulher sofre tentiva de homicídio em cidade de MT
Chuva chega ao 'Nortão' e Oeste de MT causando alívio no calor; vídeos
#GERAL
ÁGUA
Chuva chega ao 'Nortão' e Oeste de MT causando alívio no calor; vídeos
Homem é encontrado morto com fio de telefone amarrado no pescoço
#GERAL
NUMA VALETA
Homem é encontrado morto com fio de telefone amarrado no pescoço
Confira Também Nesta Seção: