DA REDAÇÃO
O Ministério Público Estadual vai solicitar ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), à Secretaria de Segurança Pública (Sesp), à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e outros órgãos para que façam a fiscalização e a repressão do garimpo ilegal em uma fazenda em Aripuanã (1.200 km de Cuiabá).
Estima-se que mais de 2 mil pessoas estejam atuando na mineração na Fazenda Dardanellos, que fica a 11 km do Centro da cidade.
Assim que foi informado da situação, o promotor de Justiça Carlos Frederico instaurou "Notícia de Fato" promovendo as primeiras diligências.
Por se tratar de irregularidades decorrentes da atividade de mineração, bem da União, o MPE declinou da atribuição ao Ministério Público Federal (MPF).
A informação é de que maquinários e pessoas estão no local promovendo a extração do minério. O MPE revelou ainda que dezenas de pessoas estariam deixando seus empregos em busca do ouro que existiria na área.
Nas redes sociais estão circulando fotos e vídeos de pessoas mostrando pedras douradas, supostamente retiradas do garimpo irregular, o que tem aumentado a cada dia o número de pessoas no local.
Há cerca de uma semana, as informações começaram a ser divulgadas, promovendo uma grande corrida em busca do ouro.
Pelas imagens, é possível verificar que enormes valas e buracos já foram escavados nos paredões.
O trabalho está sendo realizado de forma artesanal e até mesmo com a ajuda de algumas máquinas. Acampamentos improvisados também já foram montados para abrigar os garimpeiros que chegam todos os dias à fazenda.
Leia mais sobre o assunto:
Milhares "invadem" garimpo em cidade de MT em busca de ouro
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.