DA REDAÇÃO
Ricardo Botelho/Ministério dos Transportes
Ministro Renan Filho prometeu destravar obras em Mato Grosso.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, indicou que o Governo Federal vai atuar para destravar a ferrovia Ferrogrão e obras das BR-158 e da BR-242, todas em Mato Grosso.
A fala foi feita em audiência pública no Senado, junto do senador Jayme Campos (União Brasil). As três obras são de interesse do setor do agronegócio exportador no Estado.
A Ferrogrão, que deve ligar Sinop ao porto de Miritituba, no Pará, está emperrada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A ferrovia altera em 832 hectares os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, com a lei 13452/2017, discutida no Supremo.
Já no caso da BR-158, o traçado original entrava na Terra Indígena Marãiwatsédé. Após ação do Ministério Público Federal (MPF), o governo optou por um desvio de 190km, mas a obra ainda não foi iniciada.
Na BR-242, o conflito é com o Território Indígena do Xingu. A obra passa a apenas 12 km da terra demarcada e homologada.
O ministério de Renan Filho liberou R$ 370 milhões já para ações na 158 e na 242, segundo Jayme.
Leia mais:
AL põe em pauta projeto que proíbe "Escola Sem Partido"
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.