DA REDAÇÃO
Fernando Frazão/Agência Brasil
Marina Silva vai contra estadualização do Parque de Chapada
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), não recebeu bem a proposta de estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães levada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil).
A informação foi revelada pelos deputados estaduais Carlos Avalone (PSDB) e Júlio Campos (União Brasil) na última quarta-feira (16). Os dois são favoráveis à administração do parque pelo Estado.
O governo estadual tentou participar da concessão do Parque de Chapada, com a MT Participações S/A (MT Par), que foi desclassificada por não apresentar seguro da garantia dos investimentos exigidos na licitação.
A concessão foi vencida pela Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, ligada ao Banco Daycoval e à ParqueTur, administradora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).
O resultado ainda não foi homologado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao ministério de Marina Silva.
O Governo do Estado busca apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a estadualização por meio do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Ellen Luiza Gomes de Araujo e Rabelo Pin 16/02/2023
Graças a Deus a Marina deve ter puchado a capivara do desmatador. Uma boa notícia.
Abel Natureza 16/02/2023
Imagine!...O Governo do Estado não consegue ter um plano de manejo para as Unidades Estaduais existente, querer abraçar mais uma?....Será?....Muita esmola o Santo desconfia, São mais de 32 mil km² do PARNA DE CHAPADA hoje, será que permaneceria?....Gastar 200 milhões em 4 anos significa a "morte" do Parna de Chapada!....Na atualidade, nos períodos de estiagem mais avançadas os volumes das mais de 400 cachoeiras chegam a reduzir o seu potencial hídrico em cerca de 60%, com esses pseudos gastos, reduziria para ZERO %....Devida a forte pressão antrópica na área de amortecimento do Parna, a especulação imobiliária estaria loteando todo seu entorno e haveria uma ocupação sem precedentes, consequentemente, reduzindo drasticamente as áreas de recargas dos aquíferos locais!....O que significaria sua plena destruição e morte!!!....Obrigado Ministra Marina Silva, por ter essa compreensão de que esse parque pertence à toda Sociedade Matogrossense e brasileira como um todo!!!....
Oswaldo Carvalho Jr 16/02/2023
A gerencia federal dessa unidade tem se mostrado bem precaria, ineficiente e obsoleta ate o momento. Talvez com uma administracao estadual, essa gerencia possa estar mais proxima de outras ações locais, por exemplo planos de turismo, geoparque, etc..
Natally Carvalho 16/02/2023
Graças a Deus, não foi aceite. Muito cuidado com os interessados do agronegócio e mineração aqui em MT. Os parques estaduais estão sucateados sem nenhuma estrutura, sem planos de manejo sem o cumprimento da legislação e quem inventar de administrar um parque Nacional que está rodeado pelo agronegócio é já corre riscos. Obrigada Ministra pela negação dessa intenção sem lógica. Salve salve o Cerrado e o Pantanal. Parque Nacional de Chapada foi criado para conservação desses dois Biomas.
4 comentários