O presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), defendeu a aplicação de cotas para negros durante sessão desta quarta-feira (02). O vereador comentou sobre o assunto logo após a fala de militantes do movimento negro, que abordaram o tema na Tribuna Livre da Câmara, espaço aberto pelo legislativo para comentário de cidadãos.
"Esse país tem uma dívida conosoco, tudo que fizer de políticas públicas para corrigir essa dívida é pouco, muitos criticam políticas de cotas, mas tudo que fizer é pouco, costumo dizer que o negro saiu das senzalas e foi para as favelas, saiu das favelas e foi para os presídios", afirmou o vereador.
Segundo Juca, 70% da população carcerária é de negros. Ainda conforme o vereador, 90% das pessoas presas injustamente que conseguiram comprovar inocência são negras. Guaraná Filho também elogiou o vereador Demilson Nogueira (PP), que abriu espaço na tribuna para a fala de militantes, e a vereador petista Edna Sampaio que segundo ele "tem ensinado muito" sobre igualdade racial aos vereadores.
Reprodução
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.