DA REDAÇÃO
Reprodução
Em 2020, o governo liberou 493 tipos de agrotóxicos - a maioria, tóxica
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) não informou a identidade do produtor rural que lançou um produto agrotóxico em uma lavoura a menos de 90 metros de distância da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Silvana, na zona rural de Sinop (a 500 km de Cuiabá), na última semana. O lançamento irregular levou os alunos a serem intoxicados em pleno horário de aula.
O Indea não faz a divulgação do nome para preservar a identidade do produtor, já que ele pode recorrer da multa no próprio órgão e conseguir a anulação ou diminuir o seu valor.
O produtor rural foi multado pelo Indea a pagar R$ R$ 44.178 (200 UPFs) por fazer o lançamento do agrotóxico. Ele desrespeitou o decreto estadual nº 1651/2013, que determina a aplicação de defensivos agrícolas a uma distância mínima de 90 metros de povoações, inclusive escolas. O fazendeiro também teria dispersado o produto durante o horário de aula.
O agrotóxico aplicado de forma irregular pode ter vindo de uma das cerca de dez propriedades, que estão próximas à EMEB Silvana, incluindo a própria fazenda onde está inserida a escola.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil e acompanhado pelo Ministério Público.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.