DA REDAÇÃO
Reprodução
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) sugeriu que as propriedades do pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, acusado de realizar desmatamento químico no Pantanal, sejam destinadas à reforma agrária.
Claudecy é dono de 11 fazendas onde teriam sido despejados agrotóxicos para retirada da vegetação nativa. No total, são 81 mil hectares, onde foram aplicadas multas que somam R$ 5,2 bilhões pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
De acordo com Barranco, foi apresentado um requerimento ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), para abrir um processo no qual será avaliada a destinação da área para assentamentos rurais.
"A Constituição é muito clara, toda propriedade que é causadora de ilícitos ambientais deve ser destinada para fins sociais, através da Reforma Agrária", defendeu o parlamentar, citando ainda que vai provocar o Ministério Público Federal (MPF), o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente para atuarem no caso.
Leia mais:
Operação Mala Falsa cumpre mandados contra suspeitos de MT que usavam BNDES para aplicar golpes
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Observador social 24/04/2024
Absurdo! Um erro não justifica o outro, o Pantanal é santuário natural da humanidade. Assentamentos rurais no Pantanal é outro crime grave. A área desse crime ambiental deve ser recuperada, com todos os custos pagos pelo proprietário infrator.
Marta Maria da Silva 24/04/2024
Concordo plenamente com o deputado. Apesar que isso não vai reparar o crime cometido pelo bandido.
2 comentários