DA REDAÇÃO
Natural de São José dos Quatro Marcos, o dentista João Victor Pereira, 29 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (21) em decorrência de pneumonia causada pelo consumo excessivo de cigarros eletrônicos, conhecidos como vaper.
Ele estava internado há alguns dias na UTI do Hospital Santa Helena, na Capital, e acabou não resistindo às complicações da pneumonia.
João Victor era dentista especializado em estética odontológica e facial. Formado pela Universidade de Cuiabá (Unic), ele tinha consutório na região central da Capital.
Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte precoce do dentista.
ALERTA
O dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP, faz um alerta sobre o uso de cigarro eletrônico que vai além de problemas respiratórios. “Muitos acreditam que há menos prejuízos à saúde. No entanto, estudos mostram que os usuários de cigarros eletrônicos estão expostos a substâncias tóxicas e cancerígenas, incluindo aquelas que podem levar ao desenvolvimento de câncer bucal. O vapor contém compostos que, ao serem aquecidos e inalados, provocam danos ao tecido oral, resultando em mutações celulares que podem evoluir para o câncer”, explica.
Segundo ele, estudos recentes indicam que o cigarro eletrônico pode ser mais viciante que o cigarro normal. "Além disso, pode ser mais prejudicial à saúde provocando danos em menor tempo de uso", avalia.
Leia mais:
Virgínia considera inaceitável agressão de policial contra personal
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.