LETICIA PEREIRA
Da Redação
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira (9), para expressar sua indignação pela derrota do também deputado estadual, Eduardo Botelho (UB), na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Santos não conteve elogios ao colega e alfinetou os candidatos selecionados para o segundo turno, dizendo que a ausência de Botelho “empobrece” o debate.
“Eu não tenho nenhuma dúvida de que a ausência de Vossa Excelência [Botelho] no segundo turno empobrece o debate em Cuiabá. Todo o respeito que merece o deputado Lúdio Cabral [PT] e o deputado Abilio Brunini [PL]. Na minha concepção, Vossa Excelência era aquele que reunia as melhores condições para governar Cuiabá pelos próximos quatro anos, mas não quis assim a sociedade e a democracia tem que ser respeitada. Eu que já dirigi esta cidade por mais de cinco anos, falo com propriedade”, disse Santos.
Botelho tinha o favoritismo nas eleições do dia 6 de outubro, mas acabou em terceiro lugar com 27,77% dos votos. Seguem para o segundo turno o deputado estadual Lúdio Cabral, que recebeu mais de 90,9 mil votos (28,31%), e o deputado federal Abilio Brunini, que obteve mais de 126 mil votos (39,61%).
Leia mais:
AL aprova Orçamento de R$ 35,9 bi do Estado; RGA será de 3,45%
Wilson Santos sempre declarou apoio a Botelho, mesmo sendo de um partido da base aliada de Cabral, por isso, o posicionamento controverso acabou lhe custando o cargo de presidente municipal do PSD no início da campanha eleitoral.
Em seu discurso de indignação, Santos parabenizou o trabalho de Botelho como presidente da Casa de Leis e o comparou ao ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, e ao ex-governador Dante de Oliveira, figuras que, para ele, foram injustiçadas no fim de suas carreiras políticas após vidas dedicadas ao serviço público.
“Mas política é assim. Depois que o grande líder inglês, Winston Churchill, liderou a Europa na resistência contra Adolf Hitler e Mussolini, depois de ver a sua Inglaterra bombardeada nos quatro cantos e ter feito uma reviravolta na Europa, derrotando Mussolini e Hitler e trazido a paz, consolidando a União Européia, Winston Churchill candidatou-se a deputado federal e foi derrotado nas urnas. Depois que Dante fez a maior reforma na história de um Estado nesse país, viabilizando o futuro de Mato Grosso, colocando em risco a própria vida, ao concorrer ao Senado em 2002, foi derrotado e sepultado quatro anos depois sem ter realizado o sonho de chegar ao Senado”, disse.
Para Santos, uma das maiores contribuições de Botelho como deputado foi o trabalho de regularização fundiária em regiões periféricas da capital mato-grossense.
No final, Wilson Santos ainda registrou um pedido a Cabral e Brunini, para que eles “aumentem o nível” dos debates no segundo turno. Segundo a sua argumentação, Botelho teria sido atacado injustamente pelos adversários durante toda a campanha eleitoral.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Getulio 12/10/2024
Caro Dep. Wilson, perdeste uma grande oportunidade de ficar calado!!!!
1 comentários