ALLAN PEREIRA
Da Redação
Por 21 votos a 3, os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá aprovaram um parecer para revogar o título de cidadão cuiabano do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), na sessão plenária desta terça (5).
A revogação do título se dá depois da vereadora Maysa Leão (Republicanos) relatar ameaças de estupro por conta de um vídeo publicado, na última semana, nas redes sociais de Cattani. A parlamentar acusa o deputado de ter recortado um vídeo de uma entrevista de podcast com ele, deturpado sua fala dando a entender que ela defende estupradores e incitado seu eleitorado ao crime de ódio. Ela respondia a uma pergunta sobre castração química para acusados de estupro e se posicionou contra a medida.
A proposta de conceder o título a Cattani partiu do vereador Kero Kero (Podemos). Em junho de 2021, os vereadores concederam a cidadania cuiabana ao deputado com a quase unanimidade da Câmara. Apenas a vereadora Edna Sampaio (PT) foi contra.
Leia mais:
Cattani pede indenização de R$ 52 mil e cassação de Maysa Leão
Vereadora chora e relata ameaças de estupro após publicação de Cattani
Maysa não votou favorável a proposta, já que sua cadeira era ocupada pelo tenente-coronel Marcos Paccola (Republicanos). O mandado parlamentar do policial foi cassado no ano passado. Maysa assumiu o seu lugar, pelo partido, desde então.
Durante a votação, Maysa defendeu a proposta de revogar o título de cidadão cuiabano de Cattani. Disse que a Câmara, quando concede essas honrarias, corre o risco de que os agraciados tenham condutas que os desabonem. A parlamentar apontou também que Kero Kero não deve ser responsabilizado por ter proposto a honraria, mas o próprio deputado.
“Este cidadão não tem tido uma conduta ilibada que o peso deste título requer. Este cidadão deixou, em seu Instagram, uma postagem que tem gerado ódio e ameaças a minha pessoa. Este cidadão comparou a mulheres a vacas e pediu desculpas as vacas. Este cidadão não merece carregar o título da cidade em que eu nasci e que represento hoje. É com muita honra que podemos voltar atrás quando percebemos que a conduta de uma pessoa não confere aquilo que precisa para obter e manter este título”, diz.
O vereador Kero Kero subiu à tribuna, defendeu que o título de cidadão cuiabano seja mantido para Cattani e argumentou que os comentários dos seguidores não representam o pensamento do deputado.
“Sou contra a retirada do tútulo. Não é a fala dele; são de seguidores que não retratam o pensamento. Propus o título por seu trabalho de defender o conservadorismo, da liberdade econômica, de todo esse viés de direita. Entendo a sua dor e seu pensamento, Maysa. Mas retirar um título hoje, que foi outorgado por essa Casa de Leis, por um viés ideológico, eu não concordo”, expôs.
Além de Kero Kero, os vereadores Adevair Cabral (PTB) e dr. Luiz Fernando (Republicanos) foram contra a revogação do título de cidadão cuiabano de Cattani.
O projeto deve voltar para uma segunda votação, em sessão plenária, na Câmara.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.