MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A Rumo Logística foi a única empresa a apresentar proposta para executar a ferrovia estadual, que deve sair de Rondonópolis (Sul de MT) e chegar a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (Norte).
A abertura da proposta, entregue em 2 de setembro, foi feita na manhã desta sexta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
A pasta deve analisar, em até 15 dias corridos, a documentação e elaborar relatório de análise preliminar.
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O secretário Marcelo Oliveira, conhecido como Marcelo Padeiro, chegou a se emocionar ao discursar sobre a "chegada da ferrovia, chegada do desenvolvimento".
Para ele, a chegada da ferrovia é "histórica".
O diretor da Rumo, Guilherme Penin, afirmou que, em razão do câmbio, os R$ 12 bilhões previstos inicialmente para a construção da ferrovia podem subir, mas não especificou o investimento além da previsão inicoal.
Penin detalhou que a operação deve começar tão logo sejam construídos primeiros terminais no traçado da ferrovia.
Ele citou cidades como Primavera do Leste e Santa Rita do Trivelato, além de Cuiabá, como municípios que devem começar a operar antes da conclusão geral dos trilhos. São cinco anos no total para a obra completa.
Penin destacou a necessidade de que as cidades onde houver terminais terem condições de rodovias para chegada e saída das cargas a serem transportadas pelos trens.
O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) lembrou a necessidade de qualificação profissional para que os mais de 100 mil empregos previstos para serem gerados não sejam "importados" de outros Estados.
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