MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O governador Mauro Mendes (DEM) criticou a vinda de uma delegação de ambientalistas a Mato Grosso em manifestação contra a construção da Ferrogrão.
“Vão lutar lá no país deles, vão lutar para que lá tenha 80% de floresta preservada. No dia em que eles fizerem isso lá no país deles, aí eles podem vir falar aqui. Nem americano nem europeu têm o ativo ambiental que temos aqui nesse Estado”, disse.
Segundo a Folha de S. Paulo, uma delegação internacional de ativistas e políticos de esquerda vai desembarcar no Brasil no dia 15 de agosto.
O grupo vai pressionar contra a construção da Ferrogrão, a ferrovia que pretende ligar Mato Grosso ao Pará para exportação, sobretudo, de soja e milho.
A comitiva é da Internacional Progressista, ligada ao senador norte-americano Bernie Sanders.
Mauro lançou o chamamento público para construção de dois trechos da Ferronorte saindo de Rondonópolis e chegando a Cuiabá e Lucas do Rio Verde.
A Ferrogrão e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) também são demandas do agronegócio mato-grossense.
A primeira, em especial, enfrenta problemas em seu licenciamento ambiental.
O traçado passaria por áreas de proteção ambiental e próximo a terras indígenas, o que já gerou a suspensão do processo de licitação.
“Nós vamos lutar pela Ferrogrão e pela Fico, e eu acredito no Governo Federal. Eu acredito no presidente Jair Bolsonaro, acredito no ministro Tarcísio [Freitas, da Infraestrutura], mas nós temos pressa. E quando a gente tem pressa, a gente faz”, afirmou o governador.
Leia mais sobre o assunto:
Ativistas dos EUA vêm ao Brasil tentar barrar a Ferrogrão
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.