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POLÍTICA Quarta-feira, 21 de Julho de 2021, 08:42 - A | A

21 de Julho de 2021, 08h:42 - A | A

POLÍTICA / RUMO A CUIABÁ

Prefeito da Capital não vê prejuízo em traçado de ferrovia

Trilhos deverão se dividir em Rondonópolis, em direção a Cuiabá e ao Norte do Estado

MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) comemorou a decisão do Governo do Estado de lançar a chamada pública para a construção e concessão da ferrovia estadual com dois traçados saindo de Rondonópolis, sendo um em direção a Cuiabá e outro a Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte da Capital).

A ideia, inicialmente defendida por políticos com base em Cuiabá, era de que a ferrovia viesse de Rondonópolis por Cuiabá e, na sequência, fosse em direção ao Norte do Estado, para cidades como Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, líderes do agronegócio.

A expectativa do presidente do Fórum Pró-Ferrovia é de que os trilhos tornem mais baratos produtos que cheguem Cuiabá pela estrada de ferro.

“Eu creio que (Cuiabá) não foi prejudicada. Nós ainda teremos debates, oportunidades de continuar essa discussão, e colocar isso na envergadura que Cuiabá merece. Mas, por si só, a iniciativa, a consolidação desta lei, neste momento, já atende a importância da Capital do Estado de Mato Grosso, e impõe o respeito e a necessidade de se pensar o desenvolvimento econômico do Estado sob liderança da Capital”, afirmou Emanuel.

O prefeito participou de evento do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, realizado para manifestar apoio à iniciativa do Governo do Estado.

A ferrovia estadual está embasada na Lei Complementar nº 685/2021, publicada em fevereiro após aprovação pela Assembleia Legislativa, e também no decreto nº 881/2021, de março, que regulamenta o setor no Estado.

A chamada pública, que ficará aberta por 45 dias, prevê “identificar e selecionar interessados em construir, implantar e explorar, sob regime privado, por sua conta e risco, ferrovia que conecte, de modo independente, o Terminal Rodoferroviário de Rondonópolis a Cuiabá e a Lucas do Rio Verde”.

O edital foi feito pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), e a operação deve ser fiscalizada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager-MT).

A lei aprovada prevê a utilização do mecanismo de “autorização” para a outorga do trecho de ferrovia a ser concedido à iniciativa privada.

Até o momento, apenas a Rumo Logística, que opera a ferrovia que chega até Rondonópolis, manifestou interesse em investir os R$ 12 bilhões necessários para os dois trechos que virão a Cuiabá e chegarão a Lucas do Rio Verde.

"Essa luta não é de agora... Agora, está sendo mais uma geração de autoridades, instituições e segmentos representativos da sociedade que participam e dão a sua contribuição para que este sonho se realize e Cuiabá lidere esse processo, esse "boom" desenvolvimentista", afirmou Emanuel.

O prefeito tirou Francisco Vuolo da pasta de Cultura e o levou para a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Francisco é filho do ex-senador e ex-prefeito de Cuiabá, Vicente Vuolo (falecido), figura histórica na defesa de que os trilhos chegassem à Capital.

O secretário destacou que, com o traçado na direção de Cuiabá, abre-se a possibilidade de que a ferrovia possa ir mais adiante, na direção de Cáceres (235 km a Oeste da Capital) e outros municípios, rumo ao Estado Rondônia.

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