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POLÍTICA Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 10:11 - A | A

20 de Junho de 2024, 10h:11 - A | A

POLÍTICA / R$ 793 MILHÕES

"Oportunidade que caiu do céu", diz Mauro sobre venda de vagões do VLT

Governador diz que valor a ser recebido pelo Estado é suficiente para concluir 100% das obras do BRT

ALLAN PEREIRA
DA REDAÇÃO



"Caiu do céu". Assim o governador Mauro Mendes Ferreira (União) definiu a venda dos vagões do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) para o Governo da Bahia por R$ 793 milhões, que serão pagos ao longo deos próximos quatro anos.

O negócio será oficialmente assinado na próxima semana, mas as duas partes já alinharam os principais termos do contrato de venda dos equipamentos, que estão há mais de 10 anos armazenados no Centro de Operações de Várzea Grande, próximo ao aeroporto Marechal Rondon.

"Reputo que foi um negócio que caiu do céu e vamos ser ressarcido de tudo que pagamos, não aproveitamos e estamos recuperando esse dinheiro de volta, corrigido", explicou Mauro nesta quinta-feira (20), após dar posse ao novo secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Davi Moura, além dos novos chefes do Corpo de Bombeiros e da Politec.

VAGOES VLT.jpg

 

Leia mais:

MT chega a acordo com BA e venderá vagões por R$ 793 mi

Segundo o governador, a negociação dos vagões era um dos objetivos do Estado após decidir pela troca do VLT para o BRT (Bus Rapid Transit) há cerca de três anos. "É um passo natural já que algum tempo atrás o Governo decidiu a troca de modal. Isso já foi decidido, aprovado pela Assembleia Legislativa, pelo Conselho das prefeituras da região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, já foi questionado em todas instâncias do Judiciário e perdeu. Então, ficar com aquilo aprodrecendo lá em Várzea Grande e a cada ano perdendo valor, seria algo extremamente ruim", colocou.

Mauro afirmou que os recursos a serem recebidos pelo Estado irão para a Fonte 100 e não tem destinação obrigatória. Todavia, exaltou o valor da negociação, já que há pouco mais de 10 anos, foram pagos cerca de R$ 460 milhões pelo conjunto de vagões.

"Esse dinheiro volta para a Fonte 100, não se carimba dinheiro da Fonte 100, a Consituição proíbe isso. Mas, num cálculo rápido, o dinheiro que retorna aos cofres públicos vai ser suficiente para bancar as obras de 100% do BRT que está sendo construído. Obras e equipamentos", comparou.

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