LÁZARO THOR
Da Redação
Moradores de Rondonópolis discutem nesta quinta-feira (13) em audiência pública realizada às 19 horas um novo traçado da Ferronorte, da multinacional Rumo S.A., que pretende construir trilhos em áreas próximas de bairros do município.
Os trilhos devem passar por bairros como Ana Carla, Vila Olinda, Parque Universitário, Tancredo Neves, Rui Barbosa. Os trilhos também devem passar em bairros mais novos, como Rosa Bororo e Maria Amélia.
Segundo o vereador Adonias Fernandes de Souza (MDB) pelo menos 50 mil moradores serão afetados com o novo traçado.
Leia mais:
Comerciantes de Rondonópolis podem perder licença por "algazarra" de clientes
Palestrante grita “gays fazem a revolução” e vereadores mandam afastar diretoria de escola
"Não vamos aceitar que eles consigam fazer e conseguir principalmente a licença ambiental, eles vão conseguir a licença ambiental do estado mas toda licença ambiental no perímetro de Rondonópolis tem que sair pela Sema municipal, aqui ninguém é bobo, não pensa que aqui é casa de mãe joana", afirmou o vereador.
Moradores de bairros que devem ser impactados pela expansão da ferrovia já estão se mobilizando para impedir que os trilhos passem perto de suas casas.
Um abaixo-assinado, com mais de 1.200 assinaturas, foi protocolado na Sema, pedindo o indeferimento da solicitação da Rumo S/A para a alteração no projeto de expansão dos trilhos de Rondonópolis ao norte do Estado.
Neste novo traçado, a Rumo pretende reduzir em 17 quilômetros o trecho de Rondonópolis. Além dos bairros no município, os trilhos também cortarão áreas de preservação ambiental.
O trajeto saindo de Rondonópolis passará por Campo Verde onde uma linha se dirige até a capital Cuiabá (MT) e outra segue até Lucas do Rio Verde (MT).
Em agosto, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), se reuniu com representantes da Rumo S.A. para discutir o assunto.
A reunião, no entanto, não apresentou qualquer solução e agora executivos e representantes de Rondonópolis devem se reunir novamente, mas sem data marcada.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.