ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) confirmou, em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (31), a sua pré-candidatura para a Prefeitura de Cuiabá pelo Partido dos Trabalhadores. O nome ainda precisa ser aprovado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
Além de Lúdio, o nome da ex-deputada federal Rosa Neide (PT) também está colocado como pré-candidata para o Palácio Alencastro.
Lúdio começou a coletiva afirmando que evitou discutir o processo das eleições municipais para evitar que a atuação política como deputado estadual pudesse ser contaminada pelo processo eleitoral.
"Mas essa leitura, que eu diria idealista, não é aquilo que a realidade acaba impondo. Aqui em Cuiabá, vocês têm acompanhado há bastante tempo essa antecipação do debate eleitoral. Todos os partidos e lideranças já se movimentavam em torno da disputa de 2024", disse.
Leia mais:
Lúdio e Fávaro se reúnem em Brasília e articulam eleição em Cuiabá
O deputado aponta que, após uma série de reuniões com o diretório nacional do PT, partidos aliados da sigla e sua base eleitoral, tomou a decisão de se colocar como pré-candidato.
"Essa é uma decisão coletiva, amadurecida coletivamente e, ao anunciá-la, eu inicio uma etapa nova que é agora de consolidar esse propósito nas instâncias partidárias e no diálogo com os partidos que estão no nosso arco de alianças nacional", destacou.
Lúdio citou que irá primeiro buscar diálogo com o PCdoB e o PV para formalizar a candidatura em seu nome. Depois, ele irá buscar as siglas de esquerda, como Psol e Rede. Apenas em seguida é que ele irá os partidos de centro-esquerda e centro, como PSB, PSD e PDT.
O deputado estadual cita que a avaliação do diretório nacional do PT é de que Lula vai ser reeleito em 2026. Por conta disso, a sigla aponta a necessidade de, nas eleições municipais de 2024, ser protagonista nas disputas eleitorais para preparar o terreno para o atual presidente.
As executivas municipais deverão escolher apenas um nome para o diretório nacional, de Lúdio ou da Rosa, até outubro. Em seguida, eles devem discutir com os demais partidos da federação a definição do nome em conjunto. É durante este período que o deputado deverá construir a sua base de apoio para confirmar o seu nome para a disputa.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.