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POLÍTICA Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022, 16:38 - A | A

03 de Outubro de 2022, 16h:38 - A | A

POLÍTICA / DÍVIDA DE R$ 1 BILHÃO

Governo quer reduzir 60% da dívida da Rota para duplicar BR-163

Com passivo de R$ 995 milhões, Gallo afirma que meta é reduzir dívida para começar a duplicação da rodovia marcada por acidente fatais

ALLAN PEREIRA
Da Redação



O secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo (União Brasil), afirma à imprensa que o Governo busca reduzir em 60% o valor total do passivo de R$ 995,4 milhões de dívidas da concessionária Rota do Oeste com bancos para assumir a concessão da BR-163.

"A gente pretende reduzir para não assumir um passivo tão grande. Então, queremos reduzir a dívida. Essa é a prosposta", disse Gallo na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na noite deste domingo (03).

Conforme publicado pelo MidiaJur, ao comprar as cotas de participação da Odebrecht Transport por R$ 1, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), o Governo de Mato Grosso assume as dívidas contraídas pela Rota do Oeste para a duplicação de 120 km da BR-163 entre Itiquira e Rondonópolis.

Leia mais:

Rota do Oeste deixará cerca de R$ 1 bilhão em dívidas para MT Par

A rodovia BR-163 virou um tema sensível na política e nas eleições deste ano por conta do alto número de acidentes com mortes registrados na via durante os últimos meses.

Segundo Gallo, a meta do Governo é pagar apenas 40% da dívida da Rota com os bancos, o que daria aproximadamente R$ 398 milhões.

"É a proposta que está colocada para os bancos. A gente conta com a sensibilidade dos bancos públicos. Afinal de contas, estamos falando de uma rodovia que é a principal para o agro brasileiro, que escoa quase 30% da safra que é produzida no Brasil. 50% também da população de Mato Grosso circula [pela via]. São 19 cidades, as mais populosas, estão no eixo da BR-163. Então, é uma rodovia fundamental para o Brasil e essencial para Mato Grosso", disse.

O chefe da Casa Civil disse que alguns bancos privados, para quem a Rota tinha dívidas, já começaram a aceitar as propostas de redução do passivo. Enquanto isso, as instituições bancárias públicas, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, analisam o pedido. Gallo diz que espera a sensibilidade dos dois bancos.

Gallo estima que o Governo deve investir, incluindo o valor para sanar as dívidas da Rota, R$ 1,7 bilhão nos próximos três anos para a duplicação da BR-163.

De acordo com o secretário, as obras devem começar pelos pontos da rodovia com maior número de acidentes. A previsão é que, depois de conseguir reduzir o passivo da Rota, as obras já comecem no primeiro semestre de 2023. Nesta terça-feira (03), o governador reeleito assinará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a transferência da concessão da BR-163.

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Camila 04/10/2022

Aff, já começou dando calore no povo. Comprar dívidas? A empresa já começa falida e o povo fica com a dívida. Assim fez LULA,.

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1 comentários

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