MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O Governo do Estado prevê assinatura do contrato para construção da ferrovia estadual, ligando Rondonópolis a Cuiabá e Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte da Capital(, para o final de setembro.
A informação foi dada pelo governador Mauro Mendes (DEM), em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), no Palácio Paiaguás.
Leia mais:
Governo tenta segurar MP que proibiria ferrovia de Mato Grosso
Rumo Logística sinaliza interesse na ferrovia estadual
Mauro esteve com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), em reunião na terça-feira (17), em Brasília.
Mauro e os senadores Carlos Fávaro (PSD), Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) ouviram do ministro que o Governo Federal não irá atrapalhar o andamento do projeto.
"Ele fez um compromisso com os nosso senadores, de que Mato Grosso não seria prejudicado, não se criaria um enrosco, um nó jurídico para ser desatado em função de uma possível Medida Provisória. O próprio ministro Tarcísio [de Freitas, da Infraestruttura] tinha dito isso. Mas, a gente... como diz o outro: o seguro morreu de velho", disse o governador.
O texto de Medida Provisória (MP), liderada pelo ministro da Infraestrutura, previa a proibição de ferrovias estaduais que tivessem ligações com trilhos federais.
Depois de mobilização da bancada mato-grossense, o ministro recuou.
A Casa Civil teria dado "segurança total" de que eventual MP para regulamentar as ferrovias federais não deve interferir nos trilhos estaduais.
"Então, a gente foi lá, cuidou, buscou amarrar todas as pontas, para evitar que alguma surpresa que não fosse ao encontro do nosso objetivo que é que agora, no final do mês de setembro, poder assinar o contrato, dando ordem de serviço, para iniciar a construção dessa importante ferrovia para Cuiabá, para Mato Grosso e toda a região", declarou Mauro.
A chamada pública para empresas interessadas na concessão da ferrovia estadual foi lançada em 19 de julho.
O prazo de 45 dias se encerra em 3 de setembro, tendo apenas a Rumo Logística, por enquanto, como interessada.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.