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POLÍTICA Terça-feira, 17 de Agosto de 2021, 15:40 - A | A

17 de Agosto de 2021, 15h:40 - A | A

POLÍTICA / MP NA GAVETA

Governo não deve impedir ferrovia estadual, diz Bolsonaro

Uma Medida Provisória da União, porém, previa a proibição de ligação com trilhos federais

MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou que o Governo Federal não deve impedir a implantação da ferrovia estadual, planejada para ligar Rondonópolis a Cuiabá e Lucas do Rio Verde (Norte de Mato Grosso).

Bolsonaro observou que “a responsabilidade passa a ser exclusiva do respectivo governador”.

A ferrovia estadual foi lançada pelo governador Mauro Mendes (DEM) em 19 de julho, com chamada pública aberta por 45 dias.

Até o momento, apenas a Rumo Logística, que opera a Ferrovia Vicente Vuolo (Ferronorte) manifestou interesse.

Leia mais:

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Em entrevista à Rádio Capital FM, nesta terça-feira (17), Bolsonaro lembrou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, tem feito um planejamento para ampliação da malha ferroviária.

“O Tarcísio tem todo um planejamento para concessões de ferrovias. Se o governador quiser fazer, é um direito dele aplicar nessa área com a iniciativa privada. Do nosso lado, nós temos um planejamento, temos uma programação que quem investe nessa área está feliz conosco. Se alguém quiser atravessar, atravesse. Sem problema nenhum, nós não vamos impedir, nem temos poder para isso. Mas a responsabilidade passa a ser exclusiva do respectivo governador”, disse.

O próprio Tarcísio de Freitas já declarou que a iniciativa seria “bem-vinda” publicamente.

Contudo, uma Medida Provisória (MP) elaborada com ajuda do Ministério da Infraestrutura (Minfra) proibiria ferrovias estaduais que tivessem ligação direta com trilhos federais.

Senadores, o governador Mauro Mendes e outros políticos mato-grossenses têm atuado para evitar a publicação da MP nesses termos.

Na entrevista, Bolsonaro elencou como “mais importante para o Brasil” a Ferrovia Norte-Sul.

As demais, que chamou de “costelas”, como a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fico), teriam menor importância.

“Isso é feito com recursos privados, o Governo Federal não tem dinheiro para investir nessa área. Mas, nós estamos estimulando e facilitando para empresas que estão fazendo essas ferrovias no Brasil. Você vai para outra, o modal rodoviário, pode ver, grande parte da exportação de vocês vai para o Norte na BR-163, tinha 50 km que faltavam ser asfaltados. Essa rodovia começou agora a ser feita na verdade, no tempo do Governo Geisel ainda. Então, o Tarcísio, com a sua visão, providenciou recursos para que esses 50 km que faltavam, mas que atrasavam em uma semana, 10 dias até, uma viagem para transportar o que vocês produziam, ele asfaltou isso daí, e realmente foi um grande sucesso. Uma pequena obra de 50 km que trouxe muito alívio, facilidade, para que o Centro-Oeste pudesse escoar a sua produção para a região Norte”, apontou o presidente.

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