ALLAN PEREIRA
Da Redação
Enquanto o Governo Federal busca relicitar a concessão da BR-163 para substituir a empresa Rota do Oeste, o governador Mauro Mendes (União Brasil) já desistiu deste caminho e prometeu uma solução alternativa para garantir a duplicação da rodovia entre Cuiabá e Sinop, embora não tenha divulgado qual seja a solução. A declaração foi dada durante entrevista para o programa Primeira Página, da Rádio Centro América FM, na manhã desta sexta-feira (12).
"O que lhe posso garantir a vocês e a todos que estão ouvindo é que o Governo está muito próximo deste problema para construir uma solução muito diferente", disse.
Em dezembro do ano passado, a Rota do Oeste protocolou o pedido de devolução amigável da concessão da BR-163, após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ter aberto um processo de caducidade em razão de descumprimento das obrigações contratuais. Entre elas, está a duplicação da rodovia. A empresa não conseguiu executar nem 1km de obra.
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O processo da caducidade demoraria até dois anos para ser concluído. A Rota cobraria o pedágio, apesar de não garantir mais a infraestrutura da rodovia. A empresa resolveu então entregar o contrato de forma amigável para que o Governo Federal pudesse fazer uma nova licitação.
No entanto, segundo o governador Mauro Mendes, o processo de conclusão da entrega do contrato da concessão pode fazer com que obras de duplicação demorem de quatro a cinco anos.
"Falei que não dá, pelo amor de Deus. E o Governo Federal se aproximou do Estado. É um problema federal, mas é um problema nosso aqui do cidadão, do caminhoneiro, das pessoas que passam pela 163 no dia a dia. Nós estamos construindo uma alternativa", falou.
Mauro não quis revelar os detalhes dessa alternativa encontrada por ele.
"Ficar antecipando soluções, é difícil. [...]. Quem me conhece, sabe disso. Eu não sou uma pessoa de ficar falando muito. Pode dar um problema no meio do caminho e, até agora, está indo muito bem aquilo que estamos construindo. Eu sempre faço de maneira silenciosa. Quando ver a solução está pronta", disse Mauro.
Conhecida como rodovia da morte, a duplicação da BR-163 era esperada para desafogar o trânsito de mão dupla.
Um acidente entre um ônibus e uma carreta matou mais de dez pessoas e dezenas de feridos, em julho deste ano, no trecho da rodovia próximo a Sorriso.
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