Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Domingo, 14 de Abril de 2024, 14:00 - A | A

14 de Abril de 2024, 14h:00 - A | A

POLÍTICA / SEGURANÇA PÚBLICA

Deputados citam riscos e sinalizam blindar PM em projeto que obriga filmagem de treinamentos

ALLAN PEREIRA
Da Redação



Um impasse na votação do projeto de lei nº 360/2024, que obriga a filmagem dos treinamentos dos alunos das forças de segurança do Estado de Mato Grosso, foi apresentado pelos deputados na sessão plenária na última quarta-feira (10). A tendência é que a Polícia Militar seja poupada da obrigação de registrar as aulas do curso de formação.

Conforme os deputados estaduais Gilberto Cattani e Elizeu Nascimento, ambos do PL, a divulgação dos vídeos de treinamento dos oficiais da PM pode prejudicar a atuação dos oficiais no combate à criminalidade. Um pedido de vista foi aprovado ao segundo parlamentar para fazer alterações no projeto.

Cattani apontou para possíveis vazamentos de táticas e estratégias de treinamento da Polícia Militar com o projeto de lei. Ele não citou as outras forças de segurança.

“As táticas de treinamento não se baseiam apenas em resistência física ou emocional do policial, mas também das táticas de defesa da sociedade. Então, eu quero me colocar contrário ao projeto. [A proposta] vai mostrar exatamente como é o treinamento da Polícia Militar para toda a sociedade, inclusive para aqueles que não são amigos da sociedade”, destacou.

Leia mais:

Mauro Mendes assina decreto que obriga gravação dos treinamentos das forças de Segurança

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), que preside a Comissão de Segurança da Assembleia, subiu na tribuna em seguida e também concordou com Cattani.

“Se começarmos a mostrar o treinamento de profissionais especializadas daqui a pouco a marginalidade estará a par de como funciona as táticas policiais. Não podemos banalizar e generalizar. Não concordo com o que tem acontecido no Corpo de Bombeiros. Não está certo morrer um aluno por curso, mas também não podemos aqui fazer com que todas as instituições caiam nessa situação”, disse.

O deputado defendeu correções no PL nº 360/2024 e pediu vistas da votação do projeto. “Não posso concordar com o projeto como está, já que será um prejuízo para as forças de segurança pública”, apontou Elizeu.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), concedeu o pedido ao parlamentar e também foi favorável às argumentações apontadas pelos deputados. “Tem que estudar uma garantia de que [o vídeo] não pode ser público. Tem que ser algo interno, acho que deve ter esse cuidado”, pontuou.

Elizeu terá cinco dias para analisar o projeto e apresentar as alterações.

O PL nº 360/2024, que já foi aprovado em primeira votação, é uma resposta do poder público à morte do jovem Lucas Veloso Peres, de 27 anos, em treinamento aquático do Corpo de Bombeiros no dia 26 de fevereiro. O projeto é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD).

O governador Mauro Mendes (União Brasil) também assinou um decreto com o mesmo teor, que leva o nome de Lucas, para obrigar a gravação de todo o processo de treinamento das forças de Segurança do Estado de Mato Grosso – o que inclui bombeiros, policiais civis, militares e penais.

Mas, por ser decreto, a medida pode ser derrubada por qualquer chefe do Executivo que vier depois de Mauro. A ideia do projeto de lei é torná-lo uma medida fixa para o Estado e, assim, evitar outras mortes de alunos durante treinamento das forças de segurança.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Marta Maria da Silva 14/04/2024

Essa desculpa não cola. A filmagem não é pra ser divulgada a não ser em caso de denúncia de abuso. Tem que aprovar sim. Chega de abuso de autoridade e abuso moral e físico. Senti que a turma quer continuar a assediar e proteger os maus instrutores. Chega!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Mais dois envolvidos são presos por mortes de candidata e irmã em MT
#GERAL
INVESTIGAÇÃO
Mais dois envolvidos são presos por mortes de candidata e irmã em MT
Cunhado encontra homem morto a facadas dentro de casa em VG
#GERAL
HOMICIDIO
Cunhado encontra homem morto a facadas dentro de casa em VG
Idoso estuprador é recapturado após fugir da cadeia em MT
#GERAL
BOA AÇÃO
Idoso estuprador é recapturado após fugir da cadeia em MT
Jovem defende mãe de agressões e leva facadas do padrasto
#GERAL
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Jovem defende mãe de agressões e leva facadas do padrasto
Homem leva facada de companheira e pede socorro na rua em MT
#GERAL
RONDONOPÓLIS
Homem leva facada de companheira e pede socorro na rua em MT
Rapaz morre após briga em distribuidora de bebidas
#GERAL
ASSASSINATO
Rapaz morre após briga em distribuidora de bebidas
Confira Também Nesta Seção: