Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Quarta-feira, 21 de Agosto de 2024, 16:27 - A | A

21 de Agosto de 2024, 16h:27 - A | A

POLÍTICA / “FALTA DE QUÓRUM”

AL adia revogação da Lei da Enfermagem; deputado detona "gazeteiros"

Extinção da lei que restringe a atuação de profissionais da enfermagem tem apoio da grande parte da Casa, mas poucos estavam presentes na sessão desta quarta

LETICIA PEREIRA
Da Redação



O deputado estadual Dr. João (MDB) criticou os colegas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que faltaram à sessão desta quarta-feira (21) e impediram a votação da revogação da lei nº 12.542/24, que restringe os cuidados íntimos de pacientes a enfermeiros ou enfermeiras do mesmo sexo, por falta de quórum. A pauta acabou adiada para a próxima semana.

“É muito chato. Eu tinha viagem semana passada, desmarquei. Essa semana, desmarquei. Justamente por causa desse projeto [...] Nós temos um dia de sessão [na semana] e ainda não vem? É uma falta de respeito”, afirmou o deputado.

A lei mato-grossense que proíbe os profissionais da enfermagem de exercer determinadas atividades, como banho e troca de roupas e fraldas, em pacientes com base no sexo é considerada discriminatória pela categoria. Desde a sua aprovação, em 11 de junho deste ano, os profissionais do Estado têm se mobilizado para revogá-la.

Leia mais:

Com receita de R$ 38 bi, MT prevê chamar concursados e RGA de 3,45%

Após o adiamento da votação, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Bruna Santiago, que estava na ALMT para acompanhar a sessão, contou que a categoria se sente desrespeitada e desvalorizada.

“A enfermagem é a maior força de trabalho na área SUS. Nós, dentre todas as quatorze profissões da área da saúde, somos a que mais está presente em todas as fases do cuidado [...] e é um desrespeito a gente não ter um quórum, hoje, adequado na Assembleia, que é a casa do povo, para poder votar e revogar essa lei nº 12.542”, disse.

O assunto ganhou status de polêmica nacional após o Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen) e até o ex-BBB Cezar Black, que é enfermeiro, se posicionarem firmemente contrários à lei. Desde então, a maioria dos parlamentares da Casa tem se posicionado a favor da revogação.

Segundo Bruna, apenas o deputado estadual Sebastião Rezende (UB), que é o criador da proposta, e o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) continuam defendendo a manutenção da legislação.

O deputado estadual Júlio Campos (UB), que estava presente na sessão, lamentou a falta de quórum e confirmou que o esperado é que a maioria dos colegas parlamentares votem pela abolição da lei.

Dr. João, que foi eleito recentemente como primeiro-secretário da Mesa Diretora, também defendeu que a Casa precisa ser mais rígida com relação à frequência dos parlamentares. Nesta quarta-feira, ao final da manhã, apenas 9 dos 24 deputados estavam presentes.

 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Janete 21/08/2024

Se eles realmente fossem punidos com as devidas leis , eu garanto que essas faltas não seriam constantes . Mas ali é assim mesmo....e sempre será......

positivo
0
negativo
0

Célia Regina Silva Paixão 21/08/2024

Claro kkkk não batem ponto não desconta do salário a falta. Mas o funcionário tem que ir até doente pq as vezes nem o dinheiro para consulta sobra do salário. Kkkkk BRASIL

positivo
0
negativo
0

2 comentários

Sumido há 4 dias, jovem é encontrado com corpo  dilacerado; suspeitos são presos
#GERAL
INVESTIGAÇÃO
Sumido há 4 dias, jovem é encontrado com corpo dilacerado; suspeitos são presos
Homem é agredido por alunos em terminal de ônibus; vídeo
#GERAL
AGRESSÃO
Homem é agredido por alunos em terminal de ônibus; vídeo
Cuiabá passa a ter instituto para doenças metabólicas e cirurgias bariátricas
#GERAL
REFERÊNCIA
Cuiabá passa a ter instituto para doenças metabólicas e cirurgias bariátricas
Homem dá socos, chutes e bate cabeça da namorada contra a parede
#GERAL
COVARDE
Homem dá socos, chutes e bate cabeça da namorada contra a parede
Polícia prende tutora de pitbull encontrados em situação de maus-tratos
#GERAL
DEFESA ANIMAL
Polícia prende tutora de pitbull encontrados em situação de maus-tratos
Dois são presos pilotando motocicletas bêbados em Cuiabá
#GERAL
LEI SECA
Dois são presos pilotando motocicletas bêbados em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: