JULIANA ARINI PALMO
A proposta de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ao grupo Vallya foi debatida pelo executivo de Cuiabá. O Parque ocupa áreas em Chapada dos Guimarães e na capital mato-grossense.
Focada em infraestrutura a Vallya também assessora uma das empresas que participaram do leilão do Parque do Iguaçu, no sul do país.
A Secretaria de Turismo, levantou o tema nesta segunda-feira, 18, em uma palestra com o setor produtivo das cidades que compõem a região do Vale do Rio Cuiabá. O evento aconteceu no Sesc Arsenal, em Cuiabá, com a participação de palestrantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo (MTur), Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Leia mais:
Motociata vai receber Bolsonaro até evento evangélico na Capital
Também tomou posse durante evento para a presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o novo secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien.
Concessão em curso
A empresa vencedora do certame a Vallya foi analisada em estudo de viabilidade econômica e técnica foi baseado em cinco premissas básicas: Preservação, Conservação, Turismo ecológico, Interpretação ambiental e Recreação. O estudo foi realizado durante quatro meses- 120 dias, por meio de escutas com todas as esferas de Governo, Federal, Estadual e Municipal, sendo executada por uma equipe multidisciplinar do Instituto, entre pesquisadores, biólogos, economistas, dentre outros.O resultado deste estudo, conforme a empresa, já foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente.Agora, o próximo passo será a realização de uma consulta pública, via internet, presencial e reuniões bilaterais.
Participaram do evento a coordenadora-geral de Uso Público e Negócios, Danielli Roig e a analista ambiental do Instituto Chico Mendes e Conservação Ambiental da Biodiversidade (ICMBio ) e chefe do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Cintia Maria Santos. Pelo Ministério do Turismo, Sinara Leandra - coordenadora de Aproveitamento de Ativos Culturais e substituta - Coordenadora -Geral de aproveitamento Turístico de Ativos e Domínio e Gustavo Calil de Carvalho Silva - gerente de Estrutura de Projetos na Área de Infraestrutura Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES.) e Jéssica Acocella - coordenadora de Área de Privatizações e Estruturação de Projetos do banco.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.