MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Um incêndio florestal atingiu o Parque Estadual do Cristalino II, na divisa entre Mato Grosso e Pará, neste final de semana. O Corpo de Bombeiros acionou uma equipe para conter as chamas no domingo (14). Segundo apurado pela reportagem, um efetivo de quatro militares foi deslocada para a região.
O Cristalino é alvo de uma ação judicial que busca a extinção do decreto que criou a área de reserva ambiental. O Tribunal de Justiça anulou o decreto, mas o Ministério Público Estadual (MPE) recorre da decisão.
O Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) emitiu uma nota na qual avalia que a discussão judicial deixou a área mais vulnerável a desmatamento, queimadas, ocupações irregulares, entre outros impactos já identificados antes.
Leia mais:
Laranja de maior desmatador da Amazônia é dono de empresa que extinguiu parque
Parque do Cristalino tem 10 pedidos de garimpo de ouro feitos por ex-assessor da Metamat
Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes trabalham na área "para conter os princípios de incêndio e os incêndios nas regiões de mata e de preservação ambiental".
O parque fica nos limites do município de Novo Mundo. A equipe de combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros foi mobilizada a partir da Base Base Descentralizada Bombeiro Militar de Apiacás.
A assessoria de imprensa dos bombeiros informou que a ocorrência ainda está em andamento.
Na nota publicada, o Formad afirma que "está de olho neste incêndio e exige das autoridades que investiguem as causas dessa tragédia".
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.