DO TJ-MT
O Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux) do Tribunal de Justiça reduziu de 100 para 5 dias, em novembro, o prazo de distribuição eletrônica dos processos cíveis não-urgentes. A diminuição é consequência de medidas adotadas, como metas e padronização dos procedimentos.
As mudanças estabelecidas e colocadas em prática resultaram no aumento de 33,76% no número de processos distribuídos. De janeiro até o dia 22 de novembro de 2013 o Dejaux distribuiu 32.936 ações entre novas protocolizações na Segunda Instância e cerca de 4 mil de demanda represada do ano anterior. Nos 12 meses de 2012 foram distribuídos 24.622 processos.
“Adotamos uma gestão compartilhada e junto com os servidores alteramos o fluxo de trabalho adotando medidas para otimizar a distribuição. Hoje, por exemplo, realizamos primeiro a classificação para depois certificarmos as custas e distribuirmos os processos. Antes a certificação era a primeira etapa”, explica a diretora do Dejaux, Karine Moraes Giacomeli.
Para comemorar a meta de tempo de distribuição alcançada em novembro pelo departamento, a Coordenadoria Judiciária realizou uma confraternização com os servidores do setor.
“Esta é a primeira vez que o Dejaux consegue zerar o estoque de processos a serem distribuídos, que em um passado recente demorava cerca de 100 dias para chegar ao relator. Com definições de metas para cada distribuidor e o acompanhamento mensal delas, foi possível atingir os 5 dias sem a necessidade de realizar trabalho extra, fora do expediente”, afirma a coordenadora Judiciária, Rosemeire Santini Pincerato.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.